Ícone do site Revista Direcional Escolas

Atitudes e ações na Educação que transformam desafios em conquistas

A função da escola há muitos anos deixou de ser apenas alfabetizar. Além de transmitir conteúdos e cultura, tem como missão o crescimento do ser humano para uma convivência social pacífica e colaborativa, em direção ao fortalecimento da identidade, autonomia e cidadania.

A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas. A escola é o agente educacional responsável por germinar transformações fundamentais em nossa sociedade; a escola é uma preparação para a vida. Para isso, é essencial que os educadores se questionem sobre quais estratégias vencedoras, atitudes e ações são adequadas para que esse processo se desenvolva. Nesse sentido, podemos brevemente lembrar e refletir sobre alguns pontos:

Já a da criança e do jovem é uma forma mais empírica que se exprime por meio do comportamento, do jogo ou da utilização da linguagem simbólica. O desafio é de construir uma ponte comunicativa e uma linguagem comum entre o adulto e a criança que facilite o processo de aprendizagem e que torne prazeroso para o professor ensinar.

Como educadores, precisamos compreender que, conforme os estudos da neurociência confirmam, as competências emocionais e a competência relacional, contribuem de forma determinante para o processo de aprendizagem do aluno, e ajudam o educador na sua missão de ensinar. Conhecer os aspectos da interação que ocorre entre o sentir e o aprender, a emoção e a imaginação, significa movimentar as energias do coração dos nossos alunos, facilitando a sua aproximação aos conteúdos disciplinares com prazer, interesse e curiosidade para que eles possam fazer uma elaboração pessoal das informações, criando a própria realidade no contexto escolar, familiar e social e especialmente buscando a autorrealização e a felicidade.

Sair da versão mobile