Por Rafael Pinheiro
Dentre os principais lançamentos da Feira Bett – evento que acontece até o próximo sábado, 21 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, há uma notória preocupação com aplicativos, aparatos tecnológicos e inovações que priorizem soluções e experiências interessantes e construtivas.
Tendo como ponto de partida a qualidade na educação e, consequentemente, novas práticas sociais, a Playmove, de Blumenau, Santa Catarina, que criou o PlayTable – primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, lançou com exclusividade 11 aplicativos que integram jogos com educação inclusiva e cooperação em sala de aula.
“Desde o desenvolvimento da ferramenta, tínhamos como meta o impacto social, por meio da educação. Acreditamos na tecnologia ludopedagógica como um instrumento poderoso para favorecer o engajamento das crianças em sala de aula, elevar a qualidade do ensino e ainda qualificar a educação inclusiva“, conta o diretor executivo da Playmove, Marlon Souza.
A mesa digital, que está presente em mais de 550 escolas públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil, beneficiando mais de 200 mil crianças, conciliando diversão e aprendizado. “Por usar uma linguagem universal, que é a brincadeira, a PlayTable é acessível também a crianças com deficiência. Os conteúdos são cuidadosamente selecionados por uma equipe multidisciplinar de especialistas em diversas áreas do conhecimento”, destaca o diretor.
Entre os novos jogos que serão disponibilizados para a mesa, destaque para o TriTri, jogo de tabuleiro digital que utiliza um sistema de identificação de cores para daltônicos, chamado Color ADD®. A solução foi desenvolvida em parceria com o estúdio Ardozia, de Portugal, que também criou o Mul Ti Pli, que potencializa o desenvolvimento do pensamento lógico e exercita os conhecimentos básicos de multiplicação. Outra novidade é o conjunto de três jogos da série Mistério dos Sonhos, criado pelo estúdio brasileiro Xmile, que traz desafios para os três anos do ensino fundamental. Entre os demais lançamentos, está o aplicativo Brinquemática – Aventura Pirata, que promove a cooperação em sala de aula, por meio de um divertido desafio de matemática.
Além de impulsionar a inovação nos processos de aprendizagem, os novos jogos da PlayTable também são instrumentos pedagógicos para os docentes, pois permitem o registro da evolução de cada estudante. O aplicativo Central de Atividades, voltado à educação infantil, é destinado ao desenvolvimento da coordenação motora e cognição, mas também permite que os professores criem suas próprias bibliotecas de exercícios personalizados.
A 23ª edição da Bett Brasil Educar 2016 ocorre até o próximo sábado, 21 de maio, das 9h às 19h, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP.
Visite nossa página do Facebook e acompanhe nossas publicações e vídeos exclusivos do evento: www.facebook.com/DirecionalEscolas