Ícone do site Revista Direcional Escolas

Brindes e recordações: Vínculo afetivo e estratégico

A rotina diária de uma instituição de ensino é organizada, em grande medida, pela comunicação – interna e externa. As possibilidades de comunicação são variadas e podem ser trabalhadas de diversas formas ao longo do ano letivo, principalmente quando pensamos em criar vínculos harmoniosos em datas específicas/comemorativas entre a escola e os pais e/ou responsáveis. Os brindes e as recordações são um ótimo exemplo de lembranças materiais que transmitem valores, memória afetiva e significados especiais, e que podem ser utilizados em eventos e ocasiões especiais.

VÍNCULO POSITIVO

A utilização de brindes personalizados é uma das estratégias efetivas para se criar vínculos duradouros positivos entre os familiares e as experiências e vivências com as escolas. De acordo com Daniela Fittipaldi, sócia de uma empresa especializada em brindes e recordações para diferentes segmentos, os brindes personalizados, em especial, são muito afetivos, “pois tem a ‘marca’ da criança com o desenho ou foto para eles presentearem os membros da família em datas comemorativas ou ainda a marca da escola, com os valores que ela quer transmitir aos seus alunos e pais”.

Para garantir uma eficiência nas ações, alguns aspectos devem ser observados na hora de compor os elementos dos brindes, como: a visão e os valores de cada instituição, o reforço da identidade do colégio, seus anseios metodológicos e qual a mensagem que a instituição educacional quer propagar, bem como sua essência.

A indicação da empresária para os gestores e para as gestoras escolares é criar um planejamento anual para a utilização de brindes. “O ideal é destinar uma verba para esses presentes no início do ano, para que facilite a escolha e solicitação do brinde com antecedência. As datas mais procuradas pelas escolas são: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Professores”, diz Fittipaldi.

Para além do laço afetivo, o marketing promocional voltado para a educação aparece cada vez mais como uma proposta de agregar valores e experiências por meio de produtos especiais, especialmente quando se pretende reforçar a marca e a imagem da escola. Segundo a empresária, a procura por brindes para as campanhas de matrículas e rematrículas tem crescido, sobretudo nos últimos três anos. “Os brindes podem ser criativos e personalizados com os valores da escola. Esse é o diferencial. Encantar sempre os clientes, sejam os alunos ou os pais”, completa.

EMPRESAS ESPECIALIZADAS

Buscar empresas sólidas no mercado, que cumpram os prazos estipulados e façam produtos com qualidade são as principais indicações da empresária para gestoras e gestores que pretendem buscar empresas especializadas neste segmento. “Portanto, criatividade, excelência em qualidade e atendimento precisam andar juntos”, finaliza Fittipaldi. (RP)

 

Saiba mais:
Daniela Fittipaldi – dfittipaldi@uol.com.br

Sair da versão mobile