Documentário inédito sobre Lina Bo Bardi tem projeção no jardim do MCB no próximo dia 25 de outubro; evento é realizado pelo MCB e pela produtora Respire Cultura
Movido pela convicção de que a escola desempenha um papel fundamental na dinâmica da cidade onde está inserida, podendo contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo, e não apenas da comunidade escolar, o Colégio Albert Sabin patrocina uma ação cultural de comemoração do centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A ação dialoga com a mostra Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, em cartaz no MCB até 9 de novembro.
A ação acontece no próximo dia 25 de outubro e será realizado pelo MCB e pela produtora Respire Cultura com uma nova edição do Slow Art. A programação (ver programação completa abaixo) começa às 14h30 e, a partir das 19h15, a exibição do documentário inédito Precise Poetry, dirigido por Belinda Rukschcio. O filme, premiado recentemente no Arquitetura Films Festival Lisboa 2014, aborda vida e obra de Lina Bo Bardi por meio de entrevistas com amigos e colaboradoras, trazendo imagens de projetos criados por ela em São Paulo e Salvador e destacando seu legado para a arte e a arquitetura do Brasil.
“A ideia é levar a educação para além dos muros da escola, de um jeito leve e lúdico, e de modo a complementar o conhecimento proporcionado pelas exposições. Acreditamos que esse é um dos papeis fundamentais da Educação fora da sala de aula”, explica Cristina Godoi, mantenedora do Colégio Albert Sabin.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO COLÉGIO VITAL BRAZIL
Além do Albert Sabin, o grupo é mantenedor do Colégio Vital Brazil, localizado na zona oeste de São Paulo. No último final de semana, o Vital Brazil realizou no Parque Villa-Lobos o evento “Histórias em Papel” dedicado à leitura – o evento foi aberto ao público. Os participantes levaram livros já lidos para trocar com outras pessoas e aproveitaram para participar de atividades ao ar livre, como oficinas de máscaras e de como escrever livros, contação de histórias e apresentações de teatro. Em setembro e outubro, o Vital Brazil também realizou um projeto de contação de histórias chamado Histórias Bem Contadas, realizado nas Livrarias Saraiva do Shopping Eldorado e do Shopping Vila Lobos, voltado principalmente às crianças de 2 a 10 anos, com o objetivo de levar aos pequenos temas que valorizam a cultura brasileira, a família, as relações interpessoais e a imaginação, sem contar o estímulo à leitura e à comunicação oral. Além da literatura, os grupos de contadores usam teatro, dança e música para entreter o público.
PROGRAMAÇÃO SLOW ART – LINA BO BARDI
14h30 às 17h30 – Oficinas: “Ciranda na Casa Brasileira”, “Cara de Quintal” e “Pintura em Mobiliário”
A atividade Ciranda na Casa Brasileira, oferecida por Lídia Yogui, Miguel Paladino, Marcia Benevento e músicos cirandeiros, reúne confecção de instrumentos de percussão, música e dança. Cara de Quintal busca estimular a criação de espaços que dialogam com a natureza, com elementos como módulos de caixa de papelão e fitas que ajudam as crianças a desenvolver a noção espacial, por meio da construção coletiva de cenários, túneis e outros ambientes. Pintura em Mobiliário, mediada pelas artistas do Etudia MY.S, instiga a reflexão sobre a reutilização de materiais descartados por meio da pintura e customização de bancos de papelão. Para as oficinas, o atendimento aos participantes será feito por ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade de vagas.
18h às 19h – Show do grupo Pitanga em Pé de Amora
Formado por jovens na faixa dos vinte anos, o grupo Pitanga em Pé de Amora adota o trabalho coletivo como norte para a criação de um repertório autoral. Seus integrantes (Angelo Ursini, Daniel Altman e Ga Setúbal, todos eles multi-instrumentistas) se revezam na autoria das composições letradas por Diego Casas, que além de letrista titular, também faz junto com Flora Popovic e Daniel Altman o vocal da maioria das canções. O caráter colaborativo abrange não só a criação musical, mas também a performance do grupo no palco, evidente no rodízio de instrumentos musicais que se dá ao término de cada música, sobressaindo a espontaneidade e o improviso de um time centrado em sua vocação: fazer uma música bonita e envolvente de se acompanhar, com letras simples que celebram histórias pitorescas, as melodias e o amor. Mais informações: www.pitangaempedeamora.com.br
19h15 às 20h15 – Exibição do filme “Precise Poetry – Lina Bo Bardi’s Architecture”
Documentário da diretora austríaca Belinda Rukschcio lançado em 2013 e inédito no Brasil, “Precise Poetry – Lina Bo Bardi’s Architecture” traz entrevistas com colaboradores da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (Roma, 1914 – São Paulo, 1992), explorando aspectos sociopolíticos e eventos sociais que influenciaram em sua obra. O filme foi premiado recentemente no Arquitetura Films Festival Lisboa 2014. Assista ao trailer no endereço: www.precise-poetry.com
Sobre Colégio Albert Sabin
O Colégio Albert Sabin, fundado em 1993 e localizado no Parque dos Príncipes, zona oeste de São Paulo, tem como proposta educar desenvolvendo a personalidade por meio de ações pedagógicas dinâmicas, permanentemente atualizadas e humanistas, com o objetivo de formar cidadãos globalizados e capazes de contribuir para a evolução da sociedade. Para isso, estabeleceu quatro eixos que atendem o desejo de ensinar por meio de oportunidades: qualidade de vida; fluência em um segundo idioma; condições de acesso ao Ensino Superior e encantamento de pais e alunos. Seus diferenciais vão desde as amplas atividades extracurriculares, como futebol, basquete, handebol, voleibol, natação, balé, ginástica artística, judô, xadrez, teatro em português e em inglês, coral e línguas estrangeiras, até as atividades baseadas na conscientização da cidadania e da importância de cada um na contribuição para o progresso da sociedade. Mais informações: www.albertsabin.com.br.
Sobre o Slow Art
O Slow Art tem como objetivo transpor as paredes de museus e centros de cultura para espaços ao ar livre na cidade. E assim aproximar a arte das pessoas. Por meio de intervenções como a projeção de documentários e conteúdos relacionados à produção artística, o projeto promove mudanças na forma de encarar exposições e propõe a discussão e interação entre públicos diversos. “O Slow Art traz conteúdos complementares à exposição do MCB Maneiras de expor ao oferecer informações artísticas e biográficas sobre Lina Bo Bardi por meio de um documentário INÉDITO”, explica Chiara Battistoni, uma das idealizadoras do projeto. Sobre a mostra Maneiras de expor (em cartaz no MCB até 9 de novembro). Exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Lina Bo Bardi (Roma, 1914 – São Paulo, 1992), reúne desenhos, cartazes e fotos originais de exposições realizadas pela arquiteta, além de vídeos com depoimentos de colaboradores. A partir da pesquisa feita em documentos e fotografias e da construção de expositores em escala, foram montadas ambientações que transformam as salas do MCB em modelos de aproximação de mostras como “Caipiras, capiaus: pau-a-pique”, “Bahia no Ibirapuera”, além das pinacotecas do MASP 7 de Abril e MASP Paulista, incluindo seis exemplares dos famosos cavaletes de vidro. “Apresentamos nesta exposição-homenagem, uma frente da múltipla atuação da arquiteta Lina Bo Bardi: exposições que desenhou, curou e realizou”, explica o curador Giancarlo Latorraca. “Buscamos trazer uma visão ampla e não única desta ‘trajetória expositiva’, desde as experiências aplicadas no MASP 7 de Abril, feitas com a fresca bagagem da cultura museológica italiana, às grandes mostras populares do SESC Pompeia”.
Sobre a Respire Cultura
Foi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.
SERVIÇO
Slow Art – Lina Bo Bardi
25 de outubro, sábado – Entrada Gratuita
14h30 – Oficinas culturais
18h – Show da banda Pitanga em Pé de Amora
19h15 – Exibição no jardim do MCB do documentário Precise Poetry, de Belinda Rukschcio
Realização: MCB e Respire Cultura
Patrocínio: Colégio Albert Sabin
Mostra Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi
Visitação: até 9 de novembro
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br