Tabloide feito por alunos inspira 800 professores reunidos no evento para participar da primeira atividade do Programa Colaborativo de Formação Docente
Quem não gostaria de ler jornal e encontrar só coisas boas? Foi o que fizeram os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Os estudantes criaram o Jornal Porto Futuro, um tabloide bilíngue, nos idiomas português e alemão, com as notícias que idealizam ler em 2020.
O projeto foi criado para servir de inspiração para educadores na sua principal missão: preparar cidadãos que contribuam para um mundo melhor. Entre as notícias tão sonhadas estão a diminuição da violência contra a mulher, a redução da poluição e o fim da escassez da água.
A distribuição do Jornal Porto Futuro será feita no congresso interno Entre Professores, que ocorre na Feira Bett Brasil Educar 2015, após palestra para mais de 800 educadores do colégio, prevista para acontecer num dos auditórios do evento.
Na ocasião, será lançado o Programa Colaborativo de Formação Docente, que reúne diversas oportunidades de aprimoramento profissional e de trocas de experiências entre os docentes.
A Diretora Geral Pedagógica Silmara Casadei explica o elo entre a atividade do jornal e o programa de formação docente: “O sentido da melhoria da sala de aula e de todas as formações de professores está justamente em termos notícias constituídas por alunos competentes e éticos na chegada do futuro”.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por aproximadamente 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site <http://www.portoseguro.org.br>