Ícone do site Revista Direcional Escolas

Colégio Porto Seguro entrega 1.500 tablets e proporciona ensino interativo

 Programa Porto Tablet oferece um iPad para cada aluno e professor do 9º ano para que seja usado em aula e em casa, como instrumento de estudo, pesquisa e organização pessoal 

A tecnologia está cada vez mais presente na sala de aula com o objetivo de tornar o aprendizado ainda mais interativo e o ensino mais cativante. Prova disso é o projeto Porto Tablet, do Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País.

Lançado em 2014, o programa disponibiliza a cada aluno do 9º ano um iPad, equipado com um conjunto de aplicativos educacionais. O instrumento é utilizado durante as aulas e também fora do ambiente escolar, ficando com os alunos até a conclusão do Ensino Médio. 

De acordo com Renata Pastore, Diretora de Tecnologia Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, o projeto segue quatro pilares: registro, organização pessoal, produção de conteúdo e pesquisa. “A ideia é que os alunos fiquem ainda mais antenados e se preparem para assumir os desafios do Ensino Médio e, futuramente, do mercado de trabalho”, afirma a diretora.

Em dois anos, cerca de 1.500 tablets foram entregues para alunos do 9° ano e da 1ª série do Ensino Médio. Até 2017, todas as séries, a partir do 9º ano, farão parte do projeto.

 

Inclusão digital

O programa Porto Tablet também se estende aos alunos de 9º ano e Ensino Médio (por enquanto, a 1ª série) da Escola da Comunidade, mantida pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, que oferece 1.700 bolsas de Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio), de Educação para Jovens e Adultos (EJA), além de alguns cursos profissionalizantes. Os alunos são, em maioria, moradores das comunidades de Paraisópolis e Vila Andrade, em São Paulo, que ficam nas redondezas das unidades Morumbi e Panamby, respectivamente.

 

A preparação

Para a realização desse projeto, mais de 700 professores das três unidades da Instituição receberam treinamento e trabalharam na elaboração e escolha dos aplicativos e materiais digitais que auxiliarão os alunos na execução das atividades diárias.

“Analisamos todo o conteúdo digital, fizemos levantamento com editoras e professores sobre os livros e materiais digitais já existentes que atendem à nossa proposta de ensino para que, aos poucos, possamos substituir todo o material impresso pelo digital”, afirma a diretora.

Além dos materiais de apoio, os alunos já receberam a ferramenta com cerca de 30 aplicativos instalados relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, como o PhyDios (Ciências), iBrainstorm Project (Criatividade), Eureka (Espanhol), NASA (Geografia), GoClass (Inglês), Intellective Calculus (Matemática), entre outros.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

Sair da versão mobile