Nesta etapa, as ações do gestor no processo de mudanças só acontecerão através do procedimento prático, como mostra o quadro a seguir:
Regras de Ouro
Visibilidade | Implica na presença física |
Planeje sua ação | Tome a iniciativa de procurar a pessoa |
Receptividade | Tenha uma comunicação aberta e clara |
Elogios | Faça elogios específicos para o trabalho realizado |
Relação pessoal | Deixe claro que os comentários são relativos ao trabalho |
Exemplos | Comente situações motivadoras ao grupo |
Diálogo | Comunicação aberta |
Assuntos | Concentrar no mais importante e sintetizar |
Atitudes | Fale com clareza |
Ideias | Colocar em prática com moderação |
Escolas são organismos vivos, onde cada uma das partes é essencial para o bom desempenho do conjunto. Existem escolas em que os funcionários não têm clareza a respeito da finalidade do seu trabalho, nem estão conscientes das diferentes formas de atuação: transformar em cidadãos e seres humanos melhores cada uma das crianças e jovens sob seus cuidados. Escolas que não têm um sonho, um ideal de excelência a atingir, acabam estagnadas, e a equipe gestora tem um papel essencial , que é a construção do sonho coletivo.
O sonho coletivo precisa partir do que a equipe deseja que a escola seja no futuro. Três iniciativas precisam ser tomadas:
1. Visão: Ao projetar o seu futuro, a escola dará um passo significativo para mudar a sua cultura – conjunto de crenças, valores e comportamentos que norteiamas ações de seus membros;
2. Missão: Os objetivos e metas precisam ser expressos de forma sintética para que sejam comunicados direta e rapidamente a todos os interessados;
3. Mote: Ao divulgar o propósito da missão da escola junto à comunidade, às famílias e aos alunos, através de um “slogan”, concretizará a essência da escola.
A prospecção só acontecerá com a retrospecção. Um simples meio de refletir e impulsionar as pessoas a pensarem sobre o futuro é analisar quatro “quês”.
Educar é a função primordial da escola e o feedback é o alimento que faz o profissional crescer. Há aspectos profissionais que são conhecidos por nós e pelos outros, mas há aspectos que todo mundo conhece, mas não enxergamos. É o nosso ponto cego. A condição básica de um feedback é ser desejado, os educadores precisam confiar uns nos outros, compreendendo que poderão aprender mais sobre a sua forma de atuar e aperfeiçoá-la.
Conquistada a adesão, a equipe deve constituir pré-requisitos para a observação de uma sala de aula, e ter em mente um padrão de qualidade que permita fazer um julgamento de valor. (Por Márcia Regina do Carmo Claro Oliveira)
Procedimentos para um feedback adequado
(Por Márcia Regina do Carmo Claro Oliveira)
Para mais informações:
www.colegioomega.com.br
marciarccoliveira@hotmail.com