Ícone do site Revista Direcional Escolas

Como liderar uma escola nos dias atuais

Matéria publicada na edição 95 | Fevereiro  2014

A afetividade com o aluno está ligada ao coração, mas é o conhecimento de técnicas que acrescenta ao gestor o saber de liderar uma escola

Conceito e Liderança

Liderar uma equipe é promover novas maneiras de pensar e agir. esta prática desenvolvida pelos gestores não deve ser imposta ao corpo docente. Primeiramente, é necessário que ele analise a situação, compartilhe com os seus colaboradores para que esses se preparem para dialogar com os professores, porque assim efetivamente acontecerá a mudança, quando atingir o aluno. A transformação só ocorrerá após alguns princípios básicos:

1. Pessoas : Conscientização da necessidade de mudar

2. tempo : Muitas etapas deverão ser desenvolvidas

3. Espaço: A cultura organizacional da escola

O gerenciamento de uma escola se dá através das inteligências múltiplas, de acordo com Gardner, quando usamos a cabeça (verbal, lingüística e lógico- -matemática) e essencialmente, quando usamos o coração (intrapessoal – o autoconhecimento e interpessoal – se colocar no lugar do outro).

Partindo desses conceitos, o líder será a referência pelo que faz e como faz, ele necessita de muita clareza e entendimento para transmitir as diretrizes e tomadas de decisões diante da sua equipe. Se existe a insegurança , entre o que se sabe ou o que pensa que se sabe, o procedimento é saber o que o outro pensa, e somente o diálogo, perguntas e investigações possibilitarão o que fazer. Isto aumentará a eficácia do resultado e a credibilidade do papel do gestor na equipe.

Se o gestor compartilha com os membros da sua equipe, não fará que os partici- pantes sejam seguidores sem vontade própria. A resolução dos problemas em grupo permite a formação do raciocínio das pessoas, sem que ela assuma a situação para si. A receptividade do líder em ouvir é essencial, compreender melhor o outro e ter a convicção que o aprendiza- dodetodosdevesercrescente.Portanto, não há “o dono da verdade” e a posição isolada diante da equipe, torna-se prejudicial para o trabalho coletivo.

O foco do trabalho do gestor é pri- mordial, investir o seu tempo em coisas importantes aumentará o seu reconhe- cimento por parte da equipe e quais serão suas atitudes diante de algumas circunstâncias. A previsibilidade facilita para que as coisas aconteçam, como a implantação de algo novo pela equipe, não desanimar os integrantes sem antes ter colocado em prática.

A habilidade de liderar um grupo é ter a direção definida e expressar os objetivos claramente do que se quer atingir, ou seja , a meta. O domínio é aliado a participação em todos os aspectos, juntamente com os conhecimentos básicos e as qualidades pessoais. As habilidades podem ser adquiridas, através de leituras, grupos de estudos, análise de situações vividas na escola, onde os integrantes passarão a refletir e desenvolverão o senso crítico, logicamente com opiniões diferenciadas. A cultura profissional e a comunicação requerem disciplina e aceitação que o outro pode contribuir para o seu desenvolvimento.

Regras de Ouro

Escolas são organismos vivos, onde cada uma das partes é essencial para o bom desempenho do conjunto. existem escolas em que os funcionários não têm clareza a respeito da finalidade do seu trabalho, nem estão conscientes das diferentes formas de atuação: transformar em cidadãos e seres humanos melhores cada uma das crianças e jovens sob seus cuidados. escolas que não tem um sonho, um ideal de excelência a atingir, acabam estagnadas, e a equipe gestora tem um papel essencial,que é a construção do sonho coletivo.

O sonho coletivo precisa partir do que a equipe deseja que a escola seja no futuro. três iniciativas precisam ser tomadas:

1. Visão:- Ao projetar o seu futuro, a escola dará um passo significativo para mudar a sua cultura – conjunto de crenças, valores e comportamentos que norteiam as ações de seus membros.

2. Missão:- Os objetivos e metas precisam ser expressos de forma sintética para que sejam comunicados direta e rapidamente a todos os interessados.

3. Mote:- Ao divulgar o propósito da missão da escola junto à comunidade, às famílias e aos alunos, através de um “slogan”, concretizará a essência da escola.


Graduada em Pedagogia e Letras, possui MBA em Gestão Escolar pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. É mantenedora e diretora do Colégio Ômega, de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, localizado em Santos e no Guarujá (Baixada Santista, São Paulo).

Para mais informações:
www.colegioomega.com.br
marciarccoliveira@hotmail.com

Sair da versão mobile