Ícone do site Revista Direcional Escolas

Como retomar o fôlego e ultrapassar os limites das impossibilidades?

Sem dúvidas, 2016 não foi um ano nada fácil. Muitos desafios surgiram para todos os segmentos, profissionais e para todas as pessoas. Poucos se beneficiaram e muitos foram perdendo o gás a cada passo dado contra o vento que soprava forte. Muitas mudanças ocorreram, muitos cortes aconteceram e na área da educação o movimento não foi diferente: desafios constantes e grandes polêmicas.

Crescemos, passamos por decepções, conquistamos objetivos, aprendemos com os erros, mas parece que sempre ficam alguns hábitos limitantes que insistem em fazer parte da nossa vida. Ou melhor, a gente insiste em ter em nossa vida hábitos que não são positivos, mas sim responsáveis apenas por frustrações.

Todo começo de ano fazemos a promessa de entrar no novo ciclo de braços abertos para as mudanças. Porém, no dia a dia, de fato, poucas transformações acontecem. E a pergunta que fica é como manter a motivação para seguir em frente e continuar sendo um educador excelente diante de tantos desafios? Como continuar exercendo esta missão tão edificante e transformadora?

Como já dizia um grande mestre taoísta, “Esteja sentado sobre a paz”. Isto é, não importa o caos que está lá fora, se você estiver em paz será mais fácil encontrar as soluções para cada desafio apresentado.

Para alcançar os objetivos e transformar comportamentos limitantes, é preciso agir com foco e atenção, com autoconfiança e determinação, gerando automotivação. Todos nós podemos ter um alto desempenho na nossa vida, conseguir um estado interno motivado, e nos manter focados nos objetivos. Dessa forma, é possível obter um equilíbrio que contribui para ultrapassar os limites dos hábitos a serem transformados.

Algumas reflexões merecem destaque e ajudam a enxergar que, se dermos o máximo de nós, o novo ano tem tudo para ser positivo.

Todos nós podemos criar voluntariamente estes estados internos, transformar atitudes, treinar novas formas de pensar, de sentir, inovar a nossa maneira de agir, fortalecer uma mentalidade vencedora mesmo nas atividades cotidianas. Podemos utilizar e colocar em prática todo o nosso imensurável potencial, redirecionar o nosso foco, as nossas escolhas, e abrir a mente e o coração para as ricas possibilidades que a vida oferece.

Portanto, este é o momento de se reinventar e seguir exercendo o máximo do seu potencial enquanto educador, profissional, indivíduo e cidadão. Neste novo ano, permita estar sentado sobre a sua paz para ter, cada vez mais, sabedoria e garra para seguir na direção da sua missão em formar seres humanos cada vez melhores!

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação. Mestre em neuropsicologia, Eduardo é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros como “Transforme seus Sonhos em Vida”, sua publicação mais recente.  www.edushin.com.br.

Sair da versão mobile