Nos últimos cinco anos, o mercado de educação particular cresceu 2% ao ano, em média, no país. Já o das bilíngues expandiu a índices entre 6% e 10%, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi). Além disso, 98,5% das escolas privadas não têm ensino bilíngue, o que representa 48 milhões de alunos precisando dessa inovação. “O segmento de Serviços Educacionais cresceu 8,1% no primeiro semestre, faturando R$ 2,8 bilhões”, afirma Sidney Eduardo Kalaes, sócio da marca Brasil Canadá – Educação Bilíngue.
Um dos principais diferenciais de um colégio bilíngue é a exposição frequente ao segundo idioma em todas as matérias, como matemática, história, geografia e até educação física. De acordo com a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (Oebi), três quartos do tempo da grade escolar (75%) é voltado ao idioma estrangeiro no ensino infantil, um terço (33,3%) no ensino fundamental e um quarto (25%) no ensino médio. As matérias são lecionadas em inglês por professores fluentes e capacitados para esse tipo de ensino.
O colégio Brasil Canadá foi fundado em 2000, em São Paulo, pelo empresário Beto Silveira, mas só entrou no processo de expansão no início de 2018. A rede oferece dois modelos de negócios: um para as escolas do ensino privado que desejem se tornar parceiras, implementando um conjunto de soluções e a proposta bilíngue; e outro para quem busca inaugurar uma unidade desde o início. Em ambos os casos há um suporte pedagógico e comercial total da rede Brasil Canadá – Educação Bilíngue. De acordo com Kalaes, para este ano o foco é abrir 20 novas franquias, aproveitando o bom momento do setor, que faturou quase R$ 175 bilhões em 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Direcional Escolas: Como funciona e quais são as etapas do processo de conversão/inovação? Explique.
Vinnie Rodrigues: O processo consiste em transmitir o conhecimento e experiência de 19 anos da Brasil Canadá – Educação Bilíngue, trabalhando com o ensino verdadeiramente bilíngue para as escolas particulares convencionais que tenham a vontade, ou necessidade, de aumentar a exposição dos seus alunos ao idioma inglês. As etapas vão desde uma primeira reunião com as diretorias e coordenadorias das instituições, até o completo suporte para implantação da proposta Brasil Canadá – Educação Bilíngue, passando por formações do corpo docente, reuniões com os pais, observações de aulas para garantir um completo funcionamento do material.
Direcional Escolas: Quanto tempo demora para uma escola ser considerada, de fato, bilíngue?
Vinnie Rodrigues: Sugerimos que a escola parceira só pode se intitular bilíngue após um período mínimo de quatro anos.
Direcional Escolas: Como funciona o processo de formação de professores e o que envolve?
Vinnie Rodrigues: Os professores recebem formações continuadas da equipe pedagógica para a utilização completa de todos os recursos do nosso material didático próprio e exclusivo. Essas formações são dadas de formas presencial e online.
Direcional Escolas: Qual o papel do diretor da escola nesse contexto?
Vinnie Rodrigues: Acreditamos que o diretor tem o papel fundamental de decidir, junto ao corpo pedagógico e aos pais, sobre os rumos que a instituição deve tomar, no que se diz respeito ao aprendizado de outro idioma.
Direcional Escolas: E quanto aos outros funcionários, como o atendente da cantina e a faxineira: eles também precisam ser treinados? Explique.
Vinnie Rodrigues: Não há necessidade de uma formação. É muito interessante quando o staff se percebe dentro do processo e toma a iniciativa de aprender alguns comandos e frases em inglês para participar da mudança.
Direcional Escolas: Quais os principais desafios de inovar uma escola convencional para o bilinguismo?
Vinnie Rodrigues: Criar uma cultura bilíngue que transponha os muros da escola e atinja toda a comunidade escolar. O inglês não pode ser somente o produto final, mas o meio para todas as outras aprendizagens.
Direcional Escolas: Como funciona o suporte da Brasil Canadá – Educação Bilíngue?
Vinnie Rodrigues: O suporte é completo, nos transformamos em uma parte da rotina da escola. Os coordenadores regionais fazem praticamente parte do corpo docente da escola. As visitas às instituições são periódicas e acordadas com a direção. Formamos os professores para a utilização integral do nosso material didático próprio e exclusivo e práticas de sala de aula.
Direcional Escolas: A marca utiliza alguma tecnologia para colaborar nesse processo?
Vinnie Rodrigues: As atividades do material do Ensino Fundamental, principalmente, estão conectadas com as tecnologias atuais, seja pelos seus temas, como a possibilidade de extrapolar o livro com vídeos na internet, seja pelos projetos interdisciplinares, utilizando da tecnologia para ajudar na sua produção e apresentação.
Direcional Escolas: Como explicar esse processo para os pais dos alunos, sabendo que a mensalidade terá um curto aumento durante a inovação?
Vinnie Rodrigues: A ideia é mostrar para os pais os benefícios que seus filhos terão com a proposta Brasil Canadá – Educação Bilíngue e também mostrar que não se trata de um custo a mais e sim de um investimento no futuro das crianças.
Direcional Escolas: Para fazer a conversão/inovação a escola precisa fazer alguma reforma? Se sim, em quais casos?
Vinnie Rodrigues: Não. Preservamos ao máximo a identidade da escola e respeitamos toda a tradição e experiência que ela tem no mercado.