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Dica – Brindes: Vínculos Estratégico

Matéria publicada na edição 115 | Fevereiro 2016 – ver na edição online

A estrutura organizacional escolar abrange, a cada período letivo, uma difícil missão em planejar, diagnosticar, rever conceitos e programar funcionalidades que serão colocadas em prática. Esse período destaca uma imensidão de escolhas com roteiros administrativos, financeiros, de aspectos gerais e, até mesmo, o possível estreitamento do vínculo entre escola e família.

Esse laço pode ser dimensionado em algumas práticas, como a presença dos pais em ações significativas no colégio, projetos sociais, semanas culturais, reuniões específicas e, também, no ato de matrícula e rematrícula. Acreditar nesses atos como possibilidades interessantes de aproximação merece uma atenção especial, principalmente no tocante imagético que esse encontro pode criar. Carregamos, de maneira geral, um apelo visual gigantesco. Assim, toda e qualquer identidade visual que remonte em nossa memória de forma positiva, será um momento agradável. A transmissão de informação através de imagens e signos acarretam valores, significados, memória afetiva e divulgação de marcas.

Para a especialista em marketing promocional voltado para a educação Alessandra Pádua, o mercado tem visualizado o setor educacional como uma nova proposta de agregar valores e experiências em produtos. “É notório o crescimento desse mercado, tanto em agências especializadas nesse segmento como em múltiplas opções de comunicação. Atualmente, é raro encontrar uma escola que não utilize nenhuma maneira de ação promocional para atrair tanto em épocas festivas como no final do ano letivo com as rematrículas, por exemplo”.

Esse investimento em marketing, conta Alessandra, intensificou com a utilização e popularização das redes sociais. “Para estreitar os laços com seu público-alvo que, no caso das escolas são os pais dos alunos, páginas em redes sociais são mantidas e alimentadas diariamente para fortalecer a presença, mesmo que virtual, desses pais na escola. E, no campo real e físico, é necessário avaliar as demandas e necessidades de cada escola em particular”.

Para garantir uma eficiência nas ações, alguns aspectos devem ser observados, como: a visão e os valores de cada instituição, o reforço da identidade do colégio, seus anseios metodológicos e qual a mensagem que a instituição educacional quer propagar, bem como sua essência.

“É interessante perceber que todos esses elementos contribuem para um resultado positivo. Com uma ferramenta de marketing estabelecida, como campanhas, distribuição de brindes e ações planejadas, o público-alvo percebe o espaço escolar com uma infinidade de recursos atrativos, que ficam registrados em nossa memória”, destaca Alessandra.

Dessa forma, com o avanço no campo promocional, empresas especializadas disponibilizam certos aparatos para contribuir com essa memória afetiva: os brindes personalizados. “O brinde, além de reforçar a imagem e missão do colégio, atinge a vaidade de quem o recebe, principalmente se tiver imagens dos filhos, frases marcantes ou desenhos feitos pela própria criança”, diz Ana Maria Jacob, diretora de uma empresa no ramo desde 1992. A recordação escolar, por meio da criatividade e inovação, eterniza um momento de maneira agradável, contribuindo com laços decorativos, sentimentais e até utilitários.

Dia das Mães, dos Pais, dos Professores, das Crianças, Páscoa, festas de Carnaval, Natal e tantas outras datas comemorativas, garantem produtos e brindes utilitários. Ana Maria acredita que esse conceito de distribuir brindes em datas específicas “está mudando gradativamente. Nos EuA e Europa, agradar os clientes não tem época determinada. Vale sempre reforçar o elo com produtos personalizados”.

Tendo como ponto de partida os aspectos socioculturais de um público-alvo à mensagem enviada, a criatividade com objetivo comunicacional de forma eficaz, utilizando imagens que exprimam de forma direta a ideia a ser veiculada, a comunicação visual através dos brindes conquista uma ferramenta fundamental, principalmente para o gestor escolar na escolha de cada produto.

A ESCOLHA DO BRINDE

Ana Maria indica quatro questões que devem ser observadas na escolha do brinde para a instituição escolar: qualidade, procedência, utilidade e preço. “Cuidado com o item ‘preço’, pois se for um produto muito barato, ou muito abaixo do valor de mercado, desconfie. Tenho visto fatos lamentáveis durante mais de 25 anos de trabalho nessa área. Tanto com produtos piratas, contrabandeados e até roubados”.

Já para Elaine Clemente, diretora de marketing, utilidade, qualidade e criatividade são quesitos primordiais. “Brindes criativos que surpreendem são os que marcam e dão o retorno esperado”. Elaine completa que os brindes mais procurados “são as mochilas, bolsas, estojos, blocos de anotações, canecas plásticas, réguas, iô-iôs. E os mais criativos são os com estampas personalizados com a foto, nome ou desenho do aluno, como no guarda- chuva infantil, avental para artes com bolso, porta kit de higiene com toalha, quebra-cabeça e jogo da memória”.

AÇÃO DE MARKETING

Tanto a diretora Ana Maria como a gerente de marketing Elaine Clemente, acreditam na potencialidade do marketing para prospectar matrículas e garantir as rematrículas. “Tenho visto produtos promocionais que ajudam na rematrícula, como agendas, mochilas, canetas… Imagine uma pessoa que visita uma escola para matricular seu filho, depois vai em mais 10 escolas. Aquela que melhor atender e reforçar com um brinde vai ser mais lembrada, com certeza”, ressalta Ana Maria.

O brinde bem trabalhado, diz Elaine, e utilitário, permanece por anos com os pais dos alunos. “Porém, cuidado, não desperdice dinheiro aplicando em brindes que não funcionam ou que não são atrativos e úteis”, alerta.

Conhecendo esse mercado dinâmico e, principalmente, na área educacional, a cada ano há uma necessidade em lançar novos produtos em formatos e cores distintas ou até mesmo propostas diversificadas. “O jogo da memória em inglês e português é um dos brindes mais interessantes, mesmo porque a logomarca da escola, ou foto do aluno vai no verso das cartas. O porta kit higiene com toalha para as crianças também considero um brinde marcante”, destaca Elaine. (RP)