Ícone do site Revista Direcional Escolas

Dica – Cursos de Férias: Diversão e Aprendizado

Por Rafael Pinheiro

Percorremos, diariamente, uma rotina pautada por horários programados, agendas pré-estabelecidas e organizações preciosas de nosso tempo. Programamos, assim, estudos primordiais no decorrer de cada semestre e, como o aprendizado e o conhecimento são fatores dinâmicos, atividades extracurriculares, ações especiais, cursos intensivos, programas de atualização e propostas que tenham o objetivo de unir lazer, diversão e aprendizado são opções válidas para as férias.

Fundado em 1912, localizado em Minas Gerais e oferecendo a seus alunos uma formação acadêmica, aliando a tradição aos novos preceitos da educação, o Colégio Arnaldo destaca, neste ano, uma Colônia de Férias em dezembro com atividades que desenvolvem habilidades ligadas à socialização, motricidade e melhora do raciocínio com características leves e lúdicas. “O objetivo é buscar atividades lúdicas, voltadas para a recreação e principalmente a interação entre as crianças”, diz Denize Zandona Cunha, supervisora do colégio.

Recebendo crianças desde o Maternal 2 (com 02 anos) até o Fundamental 2 (até 12 e 13 anos de idade), as atividades acontecem durante todo o dia, com possibilidade de meio período ou horário integral. Segundo Denize, as oficinas são realizadas com os instrutores do próprio colégio, “além dos professores de Educação Física, Música e Artes, que sempre preparam algo especial para o período. Para as atividades na piscina, contamos com a presença de um salva-vidas para qualquer eventualidade”.

Além de proporcionar momentos de interação entre as crianças, melhorando o seu convívio, os cursos e oficinas também “funcionam como uma porta de entrada para os novos alunos. Os pais conhecem a escola e levam os filhos para uma experiência dentro do colégio”, ressalta Denize.

Já em São Paulo, com 50 anos de tradição, a Escola Pueri Domus, que possui quatro unidades (Chácara Santo Antônio, Itaim, Aclimação e em Barueri com a unidade de Aldeia da Serra), disponibilizará um curso de férias em janeiro, com atividades para as crianças do Mini Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A escola aceita inscrições de crianças convidadas por seus alunos – que serão divididas em grupos conforme a faixa etária e cada grupo será formado por, em média, 20 crianças.

Além dos passeios, realizados semanalmente, durante todo o dia serão oferecidas atividades diversas, como: jogos e brincadeiras, teatro, karaokê, jardinagem, culinária, ateliê de artes, oficinas de brinquedos, cabeleireiro e costura, show de talentos, etc.

Acreditar e consolidar um curso de férias é uma maneira de explorar os caminhos do conhecimento em um período propício – tanto em dezembro/janeiro como em julho. A imersão na cultura de línguas, no intercâmbio de ideias, atividades distintas, na experiência peculiar e no fomento pessoal aproximam o aluno de territórios ilimitados, sadios e de grande valia. (RP)

Saiba mais:

Colégio Arnaldo – contato@colegioarnaldo.com.br