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Dica – Limpeza – Procedimentos

Matéria publicada na edição 05 | junho 2005 – ver na edição online

Treinamento da equipe, um investimento necessário

Limpeza é a remoção de qualquer corpo indesejável (visível ou não) de uma superfície, sem alteração das características originais do objeto que está sendo tratado, lembrando ainda que este processo não deve ser nocivo ao meio ambiente. Para tanto, além dos produtos e dos equipamentos certos, é fundamental que o pessoal responsável pela limpeza da escola receba treinamento adequado.
Segundo Osmar Viviani, consultor na área de higiene e limpeza profissional, os objetivos principais deste treinamento são: aperfeiçoamento de funcionários, com apresentação de novas técnicas; aumento da eficiência e da economia; mudança de hábitos relativos a produtos; profissionalização efetiva do setor de higiene e limpeza; satisfação dos auxiliares, encarregados e supervisores, pelo êxito na participação e pela perfeita resolução dos problemas; quebra da resistência para mudanças nos métodos e sistemas anteriores; melhoria das habilidades e espírito de trabalho em equipe.
Introduzir o conceito de especialistas em limpeza torna a atividade mais produtiva e bem vista, valorizando o aprendizado. “Escolas de todos os níveis estão investindo na higiene e limpeza, usando estratégias para tornar o ambiente mais agradável. Pesquisas apontam que para alunos, pais e funcionários a limpeza dos ambientes escolares está entre as características mais importantes dos espaços, influindo inclusive na busca da Qualidade Total”, conclui o especialista.
Antes de se iniciar qualquer processo de limpeza, higiene e conservação, deve-se obedecer sempre os seguintes critérios:
1) Análise do tipo de superfície a ser limpa.
2) Análise do tipo de sujidade a ser removida (soltas e não impregnadas, que podem ser removidas com um simples processo de varrição, ou solúveis em água).
3) Escolha do produto, adequado à superfície e à sujidade.
4) Determinação das diluições do produto.
5) Análise das necessidades de outras variáveis para auxílio no processo.
É fundamental fazer uma programação das atividades de limpeza da escola. Através de um gráfico são definidos os locais a serem limpos, as atividades e operações executadas e com que freqüência. Por exemplo, limpeza e desinfecção de vestiários e sanitários, tratamento de pisos frios, limpeza em áreas esportivas, de processamento de dados ou limpeza e tratamento de piscinas.

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