Matéria publicada na edição 08 | setembro 2005 – ver na edição online
Pelo conforto e funcionalidade
Os alunos odeiam, consideram uma atitude autoritária. Os pais adoram, acham uma alternativa prática. O uniforme escolar, tradicional hábito adotado pelas escolas, é motivo de discórdia, mas pode ser revertido em uma experiência bem-sucedida. Se bem desenvolvida, a vestimenta pode agradar em cheio aos jovens e também à criançada.
“Vale a pena investir na concepção de um uniforme bonito, confortável e funcional”, defende Mauro José Pereira, consultor da área têxtil e professor da escola de moda Sigbol Fashion. Ele apresenta alguns fatores fundamentais na produção de um uniforme.
Na escolha dos materias, Mauro aponta duas tendências. A primeira é a opção pelo conforto e pela higiene, que levam ao algodão como a melhor solução. O algodão é uma fibra natural, tem grande poder de absorção e evita a proliferação de bactérias, além de ser bem adequada ao nosso clima.
Por outro lado o consultor comenta a praticidade dos tecidos sintéticos, como o poliéster e a poliamida, que são fáceis de lavar e passar, mas só devem ser usados em algumas peças ou em combinação com fibras naturais.
Já a decisão da modelagem envolve um número maior de detalhes. O desenho, por exemplo, deve privilegiar o conforto e a facilidade de movimentos. As cores precisam trazer harmonia entre si e valorizar os emblemas. “Um especialista pode ser muito útil nesta escolha”, afirma Mauro, que indica uma solução econômica para este tipo de assessoria. Ele sugere parcerias com faculdades ou escolas de moda, realizando um “concurso” entre os alunos para a criação dos modelos.
O acabamento do uniforme é um capítulo à parte. Muito cuidado com costuras, linhas, etiquetas e aplicações. Estampas normalmente são mais econômicas e apresentam vários padrões de qualidade. Os bordados, por sua vez, enobrecem o modelo e são mais duradouros.
Quanto aos fornecedores, algumas dicas para a escolha. Peça duas amostras para análise. Uma deve ser lavada e passada em casa para avaliar a qualidade do material. A outra deve ser guardada e comparada com o produto entregue. Outra consideração importante é o prazo de entrega: se a confecção da amostra for demorada, calcule então a produção de todo o pedido? E, finalmente, desconfie de preços muito atraentes…
Na próxima edição, leia Dicas sobre Intercâmbio