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Educação 5.0, pós-Educação 4.0: somente números ou entregas de valor para a sociedade?

Parte II: Educação 5.0

No que diz respeito à Educação 5.0, se pode pensá-la e aplicá-la como uma evolução do conceito da Educação 4.0 que, ao contar com os quatro pilares anteriormente referidos, passa a sustentar de forma sistêmica os modelos inovadores de educação e ensino-aprendizagem voltados para a promoção do pleno desenvolvimento humano e de uma sociedade efetivamente sustentável (Sociedade 5.0).

O conceito de Sociedade 5.0 surgiu no Japão em 2016, e seu principal objetivo é utilizar o valor criativo-lógico (tecnológico) humano para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a partir da identificação de novos desafios e necessidades. A proposta é de que recursos ciberfísicos, como Big Data, Inteligência Artificial, Realidades Aumentada e Virtual, BlockChain e outras plataformas de mídia que sustentam a chamada Revolução Industrial e de Serviços 4.0, possam ser integrados às áreas mais humanas, como gestão de pessoas, por exemplo, e inúmeras outras aplicações que vão das áreas técnicas específicas à medicina e saúde, passando pelas engenharias, humanidades e artes, apenas para citar algumas.

A promoção da Educação 5.0 nas escolas se sustenta sobre os pilares da Educação 4.0, mas vai além, promovendo melhor gestão, docência criativa e colaborativa preparando o docente para ser autor, mediador e promotor de inovação continuada dos processos educativos, contando ainda com inserção de soluções e mídias educacionais analógicas, digitais e ciberfísicas. A Educação 5.0 valoriza e sustenta o aprendizado ativo e colaborativo, colocando o estudante no papel de protagonista, sem se descuidar de sua formação integral, sustentável e das boas práticas de empreendedorismo, que são elementos que precisam estar presentes na cultura escolar que formará cidadãos para desafios ainda nem sequer conhecidos, e para profissões que ainda serão inventadas nesta e nas próximas décadas.

Portanto, embora o conceito ainda esteja em desenvolvimento e em debate por especialistas de várias áreas do conhecimento, já é possível entender como a Educação 5.0 tem forte relação com desenvolvimento humano e social sustentáveis, com a cultura empreendedora e a construção da Sociedade 5.0.

Para que o escopo amplo e complexo das expectativas constantes nestes tempos para a escola possa ser compreendido e atendido, faz-se necessário e de fundamental importância a promoção de programas de gestão da inovação, contemplando a criação de planos estratégicos e tático-operacionais, considerando a importância de se levar em conta que cada unidade escolar apresenta suas próprias peculiaridades culturais. Além disso, é entendido como uma ação imperativa e indispensável a criação de programas de educação e formação continuada para docentes, alinhados aos planos estratégicos e tático-operacionais definidos pela rede de educação e entendidos em suas nuances por cada escola, de modo que a inovação se dê a partir de um processo no qual desde a alta gestão à docência, passando pela gerência, coordenação e também pelos discentes e suas famílias, estejam inteiramente integrados ao compromisso da inovação institucional contínua e sustentável.

Pelo que foi apresentado, vive-se num momento de singular inflexão e com profundas transformações em andamento. Por isso, cada gestor, especialista, docente, discente e suas famílias, se tornam potenciais protagonistas e autores do novo paradigma que se tornará vigente, a partir de agora e para os próximos anos ou décadas, e aqui está a entrega de valor: foco nas pessoas, atenção aos profissionais da educação, cuidado com a inovação em cada escola, construção de uma renovada sociedade, mais madura, justa e ciente das decisões que precisa tomar pensando em médio e longo prazos.

Ao longo da História Humana, os momentos mais férteis foram precisamente aqueles mais desafiadores, porque nas crises reside o fator de transformação realizada pela criação humana, pelo conhecimento produzido e aplicado, enfim, pela inovação em todos os âmbitos da existência. Este é o momento em que a Educação 5.0 se apresenta como aliada desta grande e profunda mudança cultural, política e social pela qual passa o país, a nação e a sociedade em sua totalidade.

Referência

CARVALHO NETO, C. Z. Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência. Fundamentos teórico-tecnológicos. Santo Amaro da Imperatriz: Laborciencia editora, 2018. Disponível, atualmente, na livraria da Amazon, no link: https://www.amazon.com.br/dp/B091G3GV2W

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