Ícone do site Revista Direcional Escolas

Só a educação é capaz de transformar sonhos em vida

Quantas pessoas conhecemos que vivem uma vida distante daquilo que eram seus sonhos e objetivos? Têm esses sentimentos de frustração e acomodação em uma vida que é só a sombra daquilo que imaginavam e desejavam para si mesmas? E não transformaram seus sonhos em vida?

A maioria dessas pessoas tem talentos e potenciais, mas não sabe como desenvolvê-los ou utilizá-los, não acredita em si mesma, não tem confiança, não se sente merecedora e não tem a força interior necessária para fazer acontecer.

A escola é o primeiro lugar que frequentamos independentes dos pais, onde começamos a desenvolver a consciência das nossas capacidades, escolhas, possibilidades, identidade, confiança e objetivos. É a ponte que liga a infância ao início da vida adulta e de suas infinitas possibilidades.

O desafio da escola é permitir que essa travessia se cumpra de forma saudável e construtiva, equilibrando as exigências de passar conteúdos e conhecimentos, com a necessidade de estimular no aluno a confiança, a autoestima, as competências emocionais e sociais para compreender a si mesmo, interpretar e interagir com a realidade e, assim, superar os desafios da vida e construir o seu futuro.

A instituição de ensino tem a importante tarefa de orientar os jovens, de guiá-los e ajudá-los a transformar seus sonhos em realidade, em projetos a serem realizados no decorrer de toda a vida, com serenidade e com satisfação.

A formação do jovem é um direito e um fator estratégico para a sua vida. Essa formação não se baseia apenas em conhecimentos técnicos e didáticos, mas principalmente em permitir que obtenham os instrumentos essenciais para administrar mudanças e dificuldades, traçar e realizar objetivos, superar derrotas e frustrações, escolher uma profissão e viver na sociedade de forma autônoma, responsável e feliz.

Mas a escola que temos é realmente a escola que pode proporcionar isso? Nela, são construídos os valores que norteiam a vida do ser humano? A escola está passando os conhecimentos fundamentais para o aluno criar seu futuro? Nela, é estimulada a vontade no aluno de descobrir o mundo externo e interno, voar alto e ter uma visão ampla da realidade, aprofundar o conhecimento e se tornar livre nas próprias escolhas?

Para responder a esses questionamentos, podemos refletir sobre três pontos:

– Permitir ao aluno aprender a pensar: incentivá-lo a questionar e a elaborar as informações, estimular a curiosidade e a perseverança, fortalecer a capacidade de direcionar seus pensamentos naquilo que é importante e manter o foco e a atenção nos seus objetivos e propósitos;

– Ajudar o aluno a ser ele mesmo: estimulá-lo a descobrir os seus talentos, a se conhecer nas suas emoções e a se realizar nas suas potencialidades, para ir em direção aos seus sonhos com coragem e confiança, fazer suas escolhas, reconhecer e respeitar o outro nas suas diversidades, interagir, assim, de forma ética e cooperativa na sociedade;

– O aprendizado acontece quando existe um ambiente acolhedor: um espaço assim, onde o educador e o aluno se abrem para a construção de uma relação verdadeira de confiança, admiração e respeito, permite que a ação educativa aconteça e a motivação seja estimulada;

Quando trabalhamos para integrar essas reflexões, junto à cultura e ao saber, defendemos a escola na sua missão e visão mais profunda de ser o agente educador e social fundamental na nossa vida. Esse ambiente se torna fundamental para o fortalecimento da identidade e do caráter do ser humano, o seu desenvolvimento e a preparação da vida pessoal e profissional, uma convivência civil, pacífica e colaborativa no mundo.

A escola é o elo entre o passado (nossa história) e a experiência atual, entre o patrimônio cultural e a construção do futuro. Cada vez mais, precisamos reconhecê-la como a nossa base, como o meio que pode, generosamente, transmitir às novas gerações a paixão, o entusiasmo e a força para acreditar em si mesmo, construir o amanhã, enxergar as possibilidades e transformar sonhos em vida.

 

*Eduardo Shinyashiki é mestre em neuropsicologia e Liderança Educadora, também é especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching, treinamentos e livros, para que elas obtenham atuações brilhantes em suas vidas. Mais informações: www.edushin.com.br

Sair da versão mobile