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Educação Física: Esporte como instrumento pedagógico

A prática esportiva contribui diretamente, de forma significativa e benéfica, para os desenvolvimentos físico, pessoal e social de cada estudante. Por meio da disciplina de Educação Física, inserida no cotidiano das escolas e nas variadas etapas de ensino, estudantes são convidados/as a experienciarem movimentos corporais que refletem não só no desenvolvimento de habilidades motoras, como também trabalha no exercício da concentração, no controle emocional, no raciocínio rápido e na tomada de decisões. De modo geral, podemos afirmar que as atividades físicas estão vinculadas com a formação integral de cada aluno e cada aluna.

André Rímoli, profissional de Educação Física e gestor, ressalta que o esporte e as práticas corporais ensinam valores essenciais, como respeito, perseverança, cooperação e resiliência. “Além disso, a atividade física promove autoestima, reduz sintomas de ansiedade e estresse, melhora a qualidade do sono e fortalece a saúde de forma geral. Em um ambiente escolar, ela estimula o senso de pertencimento, melhora a convivência entre os alunos e contribui diretamente para o desempenho acadêmico”.

Presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física é destacada, no documento, privilegiando oito dimensões de conhecimento: experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário. À luz das diretrizes, cada vez mais são desenvolvidas ações nas escolas utilizando práticas esportivas como instrumento pedagógico, promovendo habilidades e competências variadas. “O esporte, quando bem conduzido, pode ser trabalhado como recurso interdisciplinar, integrando conteúdos de matemática, história, ciências e até literatura, por meio de jogos, atividades rítmicas, análise de regras e contextos socioculturais”, explica Rímoli.

Na prática, conta o profissional, algumas atividades realizadas de maneira lúdica podem ser exploradas, como: projetos que envolvam gincanas, torneios internos, festivais de modalidades e atividades cooperativas são alguns exemplos. “Também é possível desenvolver competências socioemocionais por meio de práticas esportivas, abordando temas como empatia, liderança, ética e mediação de conflitos. O importante é que essas atividades tenham intencionalidade pedagógica e estejam alinhadas com os objetivos educacionais da escola”.

Para realizar essas atividades físicas, o ideal é ter uma estrutura de quadra poliesportiva ou um espaço adequado, acessível, versátil e seguro – que pode ser simples, desde que bem planejado. “O ideal é que a escola disponha de pelo menos uma quadra poliesportiva, com demarcações para diferentes modalidades, além de materiais básicos como bolas, cones, redes, colchonetes e cordas”, comenta Rímoli. “Espaços ao ar livre, pátios cobertos ou salas multiuso também pode ser adaptados para atividades físicas. Com criatividade e planejamento pedagógico, o profissional de Educação Física consegue promover vivências ricas mesmo em estruturas modestas. O investimento em formação contínua dos professores e uma proposta pedagógica consistente é tão importante quanto a infraestrutura em si”, destaca. (RP)

 

Saiba mais:

André Rímoli – arc@arcsports.com.br

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