Ícone do site Revista Direcional Escolas

Ensino Bilíngue: Rede Brasil Canadá expande sua franquia

O conhecimento de um segundo idioma, especificamente a língua inglesa, tornou-se uma exigência para alcançar experiências e vivências múltiplas, além de ser um dos elementos centrais para uma boa colocação profissional. Com efeitos diretos da globalização, permeada por diversas demandas e transformações socioculturais, econômicas, políticas e educacionais, a educação bilíngue tem acompanhado paulatinamente uma tendência mundial, sobretudo com o número crescente de escolas que incluíram soluções bilíngues eficientes em suas rotas de aprendizagem.

Nos últimos anos, publicações de relatórios e pesquisas com abordagens variadas, apontaram duas características presentes no país: a baixa taxa de pessoas fluentes na língua inglesa; e, recentemente, o crescimento significativo de franquias de educação, em especial de escolas bilíngues. Em uma análise retrospectiva, uma pesquisa elaborada em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Data Popular com exclusividade para o British Council, mostrou que 5,1% da população brasileira de 16 anos ou mais afirmava possuir algum conhecimento do idioma inglês. Intitulada “Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil”, a pesquisa também apontou que entre os jovens de 18 a 24 anos, 10,3% afirmavam que falavam inglês; e na faixa etária de 25 a 34 anos a porcentagem diminuía, tendo 5,2% de adultos com conhecimentos no idioma.

Em 2022, o EF English Proficiency Index (EF EPI), o maior ranking mundial de proficiência em inglês, publicou um relatório com base nos resultados de testes de 2,1 milhões de adultos em 111 países e regiões. Na classificação global, o Brasil aparece na 58ª posição, indicado na faixa “Proficiência moderada”. Embora esses dados sejam alarmantes, algumas estratégias aparecem como possibilidades para alcançar um número cada vez maior de estudantes bilíngues. Na primeira quinzena de agosto último, por exemplo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) publicou alguns dados extraídos do seu Diagnóstico Setorial de Educação 2023. Entre os indicadores, o estudo apontou o crescimento das franquias de educação em um cenário pós-pandemia e, em especial, a expansão de franqueados multi-unidades (franqueados da rede que possui duas ou mais unidades da marca), com a presença de 50% de colégios bilíngues das franquias de educação.

ESCOLA GENUINAMENTE BILÍNGUE

O aprendizado de um segundo idioma agrega características vantajosas, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o estímulo fluido na comunicação e o conhecimento de outras culturas. E quanto mais cedo a criança for exposta a outra língua, principalmente na infância, o aprendizado e a assimilação ocorrerão com maior facilidade. Beto Silveira, CEO da Brasil Canadá – Educação Bilíngue e mantenedor da unidade Brasil Canadá Perdizes (SP), destaca que, para além da fluência no segundo idioma, o bilinguismo apresenta outros benefícios. “Pesquisas mostram que crianças bilíngues desenvolvem maior habilidade de atenção e foco, têm maior capacidade para resolução de conflitos, desenvolvem melhor o pensamento crítico, além de resolver distintas tarefas de forma simultânea. Existem também benefícios comprovados para a saúde mental, como o atraso em doenças como o Alzheimer, por exemplo.”

Beto Silveira, CEO da Brasil Canadá – Educação Bilíngue e mantenedor da unidade Brasil Canadá Perdizes (SP)

Fundada no ano de 2000, quando pouco se falava sobre bilinguismo no país, a Brasil Canadá surgiu com uma proposta pedagógica em que o inglês fosse o veículo promotor das aprendizagens. “A Brasil Canadá nasceu pelo desejo de transformar a realidade local”, conta o CEO, “onde poucas crianças tinham a oportunidade de desenvolver a segunda língua de forma natural e eficiente.” Oferecendo um ensino bilíngue de qualidade, que contempla desde a Educação Infantil até os anos iniciais do Ensino Fundamental – com exceção da unidade matriz localizada em Perdizes (SP) que atende também os anos finais do Ensino Fundamental – a Brasil Canadá privilegia o acolhimento integral dos estudantes e de seus familiares, trabalhando em pequenos grupos e mediando para que cada aluno desenvolva suas habilidades e todo o seu potencial.

Definida como uma “escola genuinamente bilíngue”, ou seja, uma escola que prevê uma vivência no ensino bilíngue de modo fluido e interdisciplinar, estimulando um envolvimento maior do aluno, que em diversos momentos da rotina escolar é solicitado a pensar e se comunicar no segundo idioma, a Brasil Canadá, hoje, é uma rede de ensino presente em quatro estados. No total, a rede tem nove unidades em funcionamento: seis em São Paulo (quatro na capital paulista, uma em Americana e uma em São Caetano do Sul), uma em Brasília, uma no Recreio dos Bandeirantes (RJ) e uma em Curitiba. “E ainda tem três unidades vendidas com suas inaugurações programadas para 2024 e 2025. Com cerca de 650 alunos em 2023, a rede tem a expectativa de atingir a marca de mil alunos em 2024”, conta Silveira.

FORMANDO CIDADÃOS GLOBAIS

A expansão a nível nacional, diz o CEO, foi motivada pelo interesse de difundir mais sobre os benefícios que o aprendizado de uma segunda língua traz para as crianças. “Após 15 anos de experiência, não só no mercado da educação, mas vivenciando diariamente o bilinguismo e a utilização do inglês de forma natural dentro da escola, decidi que precisava levar uma educação bilíngue de qualidade para outros locais do Brasil”, explica. A rede da Brasil Canadá, comandada por Beto Silveira e pelos sócios Rogério Flausino (vocalista do grupo Jota Quest) e Bruno Gagliardi (diretor do comitê de educação da ABF e fundador do Centro Britânico), se estabelece como uma franquia que oferece um ensino diferenciado e de alta qualidade.

Um dos principais diferenciais da franquia Brasil Canadá concentra-se na escolha de seus filiados, que devem ter experiência na área da educação, especialmente com a Educação Infantil. “Hoje temos como foco principal encontrar empreendedores que já tenham instituições de ensino e que busquem diversificar seus negócios e encarar a concorrência de igual para igual, optando por abrir uma segunda escola com uma proposta bilíngue eficiente e inovadora”, afirma o CEO.

Com um projeto arquitetônico arrojado, que se preocupa com a estética das unidades e com a segurança dos alunos e colaboradores, o suporte aos filiados é completo e atende a todas as fases e áreas da implantação da unidade. A experiência de 23 anos de mercado, explica Silveira, “faz com que quase todos os processos administrativos e comerciais já estejam testados e consolidados, o que facilita muito a vida do filiado Brasil Canadá”. A proposta pedagógica bilíngue conta com uma coleção de material didático próprio e exclusivo que, além de ser totalmente norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas regras do Ministério da Educação (MEC), contempla mais de duas décadas de expertise e que já formou mais de 1.000 cidadãos preparados para todos os desafios da vida adulta.

Sair da versão mobile