Ícone do site Revista Direcional Escolas

Escola introduz exercícios de ioga em sala de aula

Além das pausas mais prolongadas das férias ou finais de semana, pequenos momentos de quebra de rotina dentro da própria sala de aula podem favorecer a concentração dos estudantes, através do auxílio de um ingrediente especial: os exercícios de ioga. No Colégio Fernão Dias, localizado em Osasco, região metropolitana de São Paulo, os professores polivalentes do Ensino Fundamental I e os da Educação Física do Ensino Médio foram capacitados a introduzir breves movimentos de ioga entre os estudantes, durante suas aulas. A ideia é estabelecer uma quebra na adrenalina e ajudar a recompor a respiração, a postura e o tônus das crianças, contribuindo para o desenvolvimento das competências, afirma a diretora Maria Lúcia Sanches Callegari.

Tudo começou com uma das mantenedoras, Ana Luisa Matsubara, também professora de ioga. Ana Luisa conta que há cerca de três anos começou a dar aulas para funcionárias do Colégio e, de maneira optativa, aos alunos. A experiência deu tão certo que agora estudantes do Fundamental I e parte do II têm aulas gratuitas entre meio dia e 13hs, na própria instituição. Já na sala de aula, o objetivo é ampliar a experiência para os demais ciclos (Fundamental II e Ensino Médio). “Os exercícios de ioga ajudam na tonificação, concentração e relaxamento, e isso tudo traz um ganho na aprendizagem. Os alunos precisam de pausa para recuperar competências como atenção, memória e concentração”, justifica a diretora Maria Lúcia.

Por Rosali Figueiredo