Texto e fotos por Rafael Pinheiro
Organizado pelo Grupo Rabbit, a edição 2019 do Congresso CRESCER reuniu cerca de 4.000 congressistas de diversas regiões do país, entre gestores, mantenedores, coordenadores e diretores, durante dois dias de evento em São Paulo. “O evento superou todas as minhas expectativas. É muito bacana ver quantas pessoas estão interessadas na educação do nosso país”, destacou o idealizador do CRESCER, Christian Rocha Coelho
O conceito de gestão escolar nos transporta a um universo amplo, denso e plural que retira de nós qualquer pensamento superficial. Promover uma gestão de qualidade ou uma gestão pautada por competências e habilidades que provoquem e estimulem habilidades em toda a estrutura escolar, assim como articulação, organização administrativa, avanço de processos educacionais, liderança e orientação para obtenção de resultados positivos em todos os espaços que compõem a instituição de ensino, é uma tarefa árdua, que solicita atenção redobrada e dedicação exclusiva.
Tendo como ponto de partida o estímulo e a extensão do repertório de líderes educacionais, seu papel frente à administração, seu relacionamento e convivência com os professores, estratégias e caminhos escolhidos diante de problematizações, ocorreu no Expo Center Norte, localizado na região norte da capital paulista, nos dias 12 e 13 de setembro, o 15º Congresso Crescer e a 6ª Feira Educacional.
O evento, direcionado a mantenedores, diretores, coordenadores e gestores, foi organizado pelo Grupo Rabbit Partnership – uma holding composta por empresas voltadas ao mercado educacional com a finalidade de buscar constantemente a excelência das instituições de ensino. Recebendo cerca de 4.000 congressistas de diversas localidades do país, o Congresso Crescer 2019 disponibilizou uma extensa (e significativa) programação, com temas atuais abordados por mais de palestrantes, além de 48 expositores na área da Feira Educacional.
“O evento superou todas as minhas expectativas. É muito bacana ver quantas pessoas estão interessadas na educação do nosso país. Quantas pessoas se locomoveram e vieram até aqui para poder adquirir um pouco mais de conhecimento que poderá ser aplicado no dia a dia de cada escola. Mas, em 2020, vamos em busca de mais novidades e trazer um CRESCER melhor do que já foi feito neste ano”, destacou Christian Rocha Coelho, idealizador do CRESCER e CEO do Grupo Rabbit.
A programação de palestras do Congresso Crescer agregou, através de palestrantes renomados e atuantes em diferentes áreas do âmbito educacional, quatro eixos temáticos: pedagógico, socioemocional, bilíngue e liderança. Abordando as características pedagógicas, Katia Stocco (Mathema) abordou a matemática e os campos de experiências; Célia Godoy trouxe a perspectiva na BNCC com um olhar para a gestão escolar; Débora Vaz (Colégio Santa Cruz) apresentou a escola em tempos de transformações; Cristine Soares (Viva Metodologia) abordou o papel do professor em sala de aula; Altamar Carvalho (Caburé Assessoria) trouxe a coordenação pedagógica; Celso Antunes, com um olhar apurado, apresentou novas maneiras de ensinar e novas formas de aprender.
Na temática bilíngue, destacamos o painel com Fernando Ferreira (2Ways), André Alípio (Global Teaching Practice) e Rita Ladeia (Carpe Diem), e a palestra de Antonieta Megale (Instituto Singularidades) com uma breve discussão do cenário brasileiro sobre ensino bilíngue.
Recorde de público, a palestra de Roberto Shinyashiki com o tema “Desafios da educação em tempos de crise” trouxe reflexões sobre liderança e gestão na contemporaneidade. Outra apresentação com um volume alto de participantes foi do escritor e psiquiatra Augusto Cury (criador do Programa da Inteligência), que destacou uma das principais chaves de seu estudo: a gestão da emoção e a formação de mentes emocionalmente saudáveis.
EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO
Além dos eixos temáticos, o evento integrou painéis que discutiram temas que permeiam a realidade das instituições de ensino. Dentre as novidades dessa edição, destacamos o Painel EdTech discutindo o uso das tecnologias em sala de aula, com a participação de Anderson Morais (Agenda Edu), João Leal (Árvore de Livros) e Leonardo Prates (Studos); e o painel com a presença dos “edutubers” (canais de professores na plataforma YouTube) Idelfranio Moreira, Noslen Borges e Gustavo Reis discutindo como os educadores têm inovado para atrair a atenção da geração Z.
No âmbito da gestão, o Espaço Líderes trouxe uma reflexão da perspectiva do mercado educacional para os próximos anos, com Mario Ghio (Kroton), Bruno Elias (Eleva), Ricardo Tavares (FTD), Emerson dos Santos (Positivo) e mediação de Christian Rocha Coelho (Grupo Rabbit). Destacamos, também, a presença do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé com a palestra intitulada “A era do ressentimento e a civilização dos mimados”.
A escola católica, nessa edição em especial, ganhou um espaço com a palestra de Ailton Melo (“Escola católica: espiritualidade, tradição e excelência”) mostrando os desafios da educação cristã em uma realidade atravessada por um mercado altamente competitivo. Dessa forma, é interessante que as redes e congregações católicas promovam uma educação modernista e adequada às características dos jovens que vivem em um contexto globalizado e tecnológico.
Além das palestras e painéis, Emilia Cipriano (Instituto Aprender a Ser) participou de uma sessão de autógrafos do seu recente livro “Saberes e Afetos do ser Professor” (Editora Cortez) – nesta obra, a relação entre saberes e afetos é analisada por vários ângulos por conceitos e experiências vivenciadas por mais de 30 anos de docência da educadora Emilia Cipriano.
No segundo dia de evento (13 de setembro) ocorreu um encontro com dois palestrantes – Deibson Silva (Saraiva) e o Professor Celso Antunes. Nesse encontro, o público teve a oportunidade de conversar e trocar experiências com os palestrantes.
FEIRA EDUCACIONAL
Para complementar o ciclo de palestras, encontros e painéis especiais, que ocorreram ao longo dos dois dias, o evento contou com a 6ª edição da Feira Educacional, com vários expositores apresentando soluções e novidades para as escolas. Dentre os diversos estandes espalhados pelo espaço do Expo Center Norte, variados produtos e serviços estavam à disposição dos gestores e líderes educacionais para conhecer, aderir e implantar em suas instituições.
Dentre as empresas que participaram da feira, destacamos: Metadil, Sistema de Ensino pH, Editora Moderna, FTD Educação, Mackenzie Educacional, Escola da Inteligência, Book Fair, Escola Web, Porto Seguro, Styllo, BrinQI, QI Solution, Argus Studio, Mathema, Estante Mágica, Saraiva, Nave à Vela, EduInfo, Instituto Singularidades, Eskolare, DSOP Educação Financeira, VIVA – Metodologia Ativa, Nutrebem, Piggy – Sistema de Gestão Escolar, entre outros.
Saiba mais:
Com mais de 20 anos de experiência, o Grupo Rabbit Partnership é uma consultoria especializada em instituições de ensino com o objetivo de impulsionar as escolas a alcançarem a excelência na prestação dos seus serviços. Atendendo cerca de 1.500 escolas, o grupo disponibiliza em seu conjunto de serviços: planejamento, cultura organizacional, gestão pedagógica, criação, marketing e vendas, treinamento, pesquisa e gestão financeira.
CRESCER (15º Congresso e 6ª Feira Educacional)
rabbit@rabbitmkt.com.br
http://www.rabbitmkt.com.br