Guia para Gestores de Escolas

Especial CRESCER: 15º Congresso e 6ª Feira Educacional

Texto e fotos por Rafael Pinheiro

Organizado pelo Grupo Rabbit, a edição 2019 do Congresso CRESCER reuniu cerca de 4.000 congressistas de diversas regiões do país, entre gestores, mantenedores, coordenadores e diretores, durante dois dias de evento em São Paulo. “O evento superou todas as minhas expectativas. É muito bacana ver quantas pessoas estão interessadas na educação do nosso país”, destacou o idealizador do CRESCER, Christian Rocha Coelho

O conceito de gestão escolar nos transporta a um universo amplo, denso e plural que retira de nós qualquer pensamento superficial. Promover uma gestão de qualidade ou uma gestão pautada por competências e habilidades que provoquem e estimulem habilidades em toda a estrutura escolar, assim como articulação, organização administrativa, avanço de processos educacionais, liderança e orientação para obtenção de resultados positivos em todos os espaços que compõem a instituição de ensino, é uma tarefa árdua, que solicita atenção redobrada e dedicação exclusiva.

Christian Rocha Coelho, CEO do Grupo Rabbit

Tendo como ponto de partida o estímulo e a extensão do repertório de líderes educacionais, seu papel frente à administração, seu relacionamento e convivência com os professores, estratégias e caminhos escolhidos diante de problematizações, ocorreu no Expo Center Norte, localizado na região norte da capital paulista, nos dias 12 e 13 de setembro, o 15º Congresso Crescer e a 6ª Feira Educacional.

Augusto Cury, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor

O evento, direcionado a mantenedores, diretores, coordenadores e gestores, foi organizado pelo Grupo Rabbit Partnership – uma holding composta por empresas voltadas ao mercado educacional com a finalidade de buscar constantemente a excelência das instituições de ensino. Recebendo cerca de 4.000 congressistas de diversas localidades do país, o Congresso Crescer 2019 disponibilizou uma extensa (e significativa) programação, com temas atuais abordados por mais de palestrantes, além de 48 expositores na área da Feira Educacional.

Emilia Cipriano (Aprender a Ser)

“O evento superou todas as minhas expectativas. É muito bacana ver quantas pessoas estão interessadas na educação do nosso país. Quantas pessoas se locomoveram e vieram até aqui para poder adquirir um pouco mais de conhecimento que poderá ser aplicado no dia a dia de cada escola. Mas, em 2020, vamos em busca de mais novidades e trazer um CRESCER melhor do que já foi feito neste ano”, destacou Christian Rocha Coelho, idealizador do CRESCER e CEO do Grupo Rabbit.

A programação de palestras do Congresso Crescer agregou, através de palestrantes renomados e atuantes em diferentes áreas do âmbito educacional, quatro eixos temáticos: pedagógico, socioemocional, bilíngue e liderança. Abordando as características pedagógicas, Katia Stocco (Mathema) abordou a matemática e os campos de experiências; Célia Godoy trouxe a perspectiva na BNCC com um olhar para a gestão escolar; Débora Vaz (Colégio Santa Cruz) apresentou a escola em tempos de transformações; Cristine Soares (Viva Metodologia) abordou o papel do professor em sala de aula; Altamar Carvalho (Caburé Assessoria) trouxe a coordenação pedagógica; Celso Antunes, com um olhar apurado, apresentou novas maneiras de ensinar e novas formas de aprender.

Altamar Carvalho (Caburé Assessoria)

Na temática bilíngue, destacamos o painel com Fernando Ferreira (2Ways), André Alípio (Global Teaching Practice) e Rita Ladeia (Carpe Diem), e a palestra de Antonieta Megale (Instituto Singularidades) com uma breve discussão do cenário brasileiro sobre ensino bilíngue.

Recorde de público, a palestra de Roberto Shinyashiki com o tema “Desafios da educação em tempos de crise” trouxe reflexões sobre liderança e gestão na contemporaneidade. Outra apresentação com um volume alto de participantes foi do escritor e psiquiatra Augusto Cury (criador do Programa da Inteligência), que destacou uma das principais chaves de seu estudo: a gestão da emoção e a formação de mentes emocionalmente saudáveis.

Augusto Cury abordou a gestão da emoção durante o evento

EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO

Além dos eixos temáticos, o evento integrou painéis que discutiram temas que permeiam a realidade das instituições de ensino. Dentre as novidades dessa edição, destacamos o Painel EdTech discutindo o uso das tecnologias em sala de aula, com a participação de Anderson Morais (Agenda Edu), João Leal (Árvore de Livros) e Leonardo Prates (Studos); e o painel com a presença dos “edutubers” (canais de professores na plataforma YouTube) Idelfranio Moreira, Noslen Borges e Gustavo Reis discutindo como os educadores têm inovado para atrair a atenção da geração Z.

No âmbito da gestão, o Espaço Líderes trouxe uma reflexão da perspectiva do mercado educacional para os próximos anos, com Mario Ghio (Kroton), Bruno Elias (Eleva), Ricardo Tavares (FTD), Emerson dos Santos (Positivo) e mediação de Christian Rocha Coelho (Grupo Rabbit). Destacamos, também, a presença do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé com a palestra intitulada “A era do ressentimento e a civilização dos mimados”.

A escola católica, nessa edição em especial, ganhou um espaço com a palestra de Ailton Melo (“Escola católica: espiritualidade, tradição e excelência”) mostrando os desafios da educação cristã em uma realidade atravessada por um mercado altamente competitivo. Dessa forma, é interessante que as redes e congregações católicas promovam uma educação modernista e adequada às características dos jovens que vivem em um contexto globalizado e tecnológico.

Além das palestras e painéis, Emilia Cipriano (Instituto Aprender a Ser) participou de uma sessão de autógrafos do seu recente livro “Saberes e Afetos do ser Professor” (Editora Cortez) – nesta obra, a relação entre saberes e afetos é analisada por vários ângulos por conceitos e experiências vivenciadas por mais de 30 anos de docência da educadora Emilia Cipriano.

No segundo dia de evento (13 de setembro) ocorreu um encontro com dois palestrantes – Deibson Silva (Saraiva) e o Professor Celso Antunes. Nesse encontro, o público teve a oportunidade de conversar e trocar experiências com os palestrantes.

FEIRA EDUCACIONAL

Para complementar o ciclo de palestras, encontros e painéis especiais, que ocorreram ao longo dos dois dias, o evento contou com a 6ª edição da Feira Educacional, com vários expositores apresentando soluções e novidades para as escolas. Dentre os diversos estandes espalhados pelo espaço do Expo Center Norte, variados produtos e serviços estavam à disposição dos gestores e líderes educacionais para conhecer, aderir e implantar em suas instituições.

Painel Espaço EdTech – Youtubers de Educação

Dentre as empresas que participaram da feira, destacamos: Metadil, Sistema de Ensino pH, Editora Moderna, FTD Educação, Mackenzie Educacional, Escola da Inteligência, Book Fair, Escola Web, Porto Seguro, Styllo, BrinQI, QI Solution, Argus Studio, Mathema, Estante Mágica, Saraiva, Nave à Vela, EduInfo, Instituto Singularidades, Eskolare, DSOP Educação Financeira, VIVA – Metodologia Ativa, Nutrebem, Piggy – Sistema de Gestão Escolar, entre outros.

 

Saiba mais:

Com mais de 20 anos de experiência, o Grupo Rabbit Partnership é uma consultoria especializada em instituições de ensino com o objetivo de impulsionar as escolas a alcançarem a excelência na prestação dos seus serviços. Atendendo cerca de 1.500 escolas, o grupo disponibiliza em seu conjunto de serviços: planejamento, cultura organizacional, gestão pedagógica, criação, marketing e vendas, treinamento, pesquisa e gestão financeira.

CRESCER (15º Congresso e 6ª Feira Educacional)
[email protected]
http://www.rabbitmkt.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!