É inquestionável os benefícios que a prática esportiva, principalmente a direcionada pedagogicamente, pode trazer para a formação dos alunos. Por isso, as instituições educacionais devem estar atentas para organizar e oferecer um serviço de qualidade que irá complementar positivamente os serviços oferecidos aos alunos.
Além de estar inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo das aulas de Educação Física, o esporte na escola pode ser oferecido como atividade extracurricular. Tanto para a Educação Física, quanto para outros tipos de prática, praticamente todas as escolas possuem em sua estrutura espaços para esta prática como quadras esportivas, piscinas, salas de dança e jogos ou até mesmo academias. No entanto muito destes espaços ficam ociosos a maior parte do tempo ou não são bem aproveitado de modo que possam gerar a receita esperada não apenas para sua manutenção, mas sim para ser um bom centro de receitas para a escola.
A boa notícia é que estes espaços, além de serem excelentes para complemento das atividades formativas dos alunos, podem ser ótimas fontes de receitas para a escola. Uma piscina de 25mts, bem estruturada, por exemplo, admite mais de 1000 (mil) alunos matriculados em atividades como natação ou outras atividades aquáticas. Pensando no alto valor e comodidade que este serviço pode agregar a escola, pode-se prever a receita que é possível obter numa estrutura bem aproveitada como esta.
Outros esportes, principalmente os olímpicos, como vôlei, basquete, futebol, ginástica olímpica, lutas, entre outros, também podem compor como atividades formativas complementares e boa fonte de receita. A expectativa pelos Jogos Olímpicos de 2016 aqui no Brasil sem dúvidas vai potencializar a procura por estas modalidades.
Assim, estamos num momento do ano em que as escolas devem reavaliar se sua estrutura esportiva está realmente sendo bem aproveitada para gerar maior qualidade e opções de serviços para o aluno e também se está gerando as receitas necessárias, não apenas para sua manutenção, mas sim, para justificar suas grandes áreas dentro da estrutura da escola. Após esta avaliação, é possível também planejar para o próximo ano esta melhor utilização a fim de evoluir na qualidade e na receita obtida a partir desta área.