Esporte na escola: mais opções de serviços e oportunidade de novas receitas

Matéria publicada na edição 104| Dezembro 2014 – ver na edição online

É inquestionável os benefícios que a prática esportiva, principalmente a direcionada pedagogicamente, pode trazer para a formação dos alunos. Por isso, as instituições educacionais devem estar atentas para organizar e oferecer um serviço de qualidade que irá complementar positivamente os serviços oferecidos aos alunos.

Além de estar inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo das aulas de Educação Física, o esporte na escola pode ser oferecido como atividade extracurricular. Tanto para a Educação Física, quanto para outros tipos de prática, praticamente todas as escolas possuem em sua estrutura espaços para esta prática como quadras esportivas, piscinas, salas de dança e jogos ou até mesmo academias. No entanto muito destes espaços ficam ociosos a maior parte do tempo ou não são bem aproveitado de modo que possam gerar a receita esperada não apenas para sua manutenção, mas sim para ser um bom centro de receitas para a escola.

A boa notícia é que estes espaços, além de serem excelentes para complemento das atividades formativas dos alunos, podem ser ótimas fontes de receitas para a escola. Uma piscina de 25mts, bem estruturada, por exemplo, admite mais de 1000 (mil) alunos matriculados em atividades como natação ou outras atividades aquáticas. Pensando no alto valor e comodidade que este serviço pode agregar a escola, pode-se prever a receita que é possível obter numa estrutura bem aproveitada como esta.

Outros esportes, principalmente os olímpicos, como vôlei, basquete, futebol, ginástica olímpica, lutas, entre outros, também podem compor como atividades formativas complementares e boa fonte de receita. A expectativa pelos Jogos Olímpicos de 2016 aqui no Brasil sem dúvidas vai potencializar a procura por estas modalidades.

Assim, estamos num momento do ano em que as escolas devem reavaliar se sua estrutura esportiva está realmente sendo bem aproveitada para gerar maior qualidade e opções de serviços para o aluno e também se está gerando as receitas necessárias, não apenas para sua manutenção, mas sim, para justificar suas grandes áreas dentro da estrutura da escola. Após esta avaliação, é possível também planejar para o próximo ano esta melhor utilização a fim de evoluir na qualidade e na receita obtida a partir desta área.

borgesA Metodologia Gustavo Borges conta com uma equipe de profissionais especializados em natação. Liderada pelo ex alteta olímpico Gustavo Borges, desenvolve uma proposta de ensino incluindo soluções para operação aquática de escolas,clubes e academias.