Alunos do curso de engenharia da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, disputarão, pela primeira vez, a competição Baja SAE, campeonato de veículos protótipos off-road. O evento será realizado de 5 a 8 de março, em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. As duas equipes melhores colocadas serão premiadas com uma viagem para competir na etapa mundial, que ocorre nos EUA em data ainda a ser definida.
Apesar de ser estreante, a equipe da universidade São Judas Tadeu investiu em alguns diferenciais para tentar um bom resultado. “Pensamos em um sistema de direção que ainda não vimos em outras equipes e implantação de telemetria – monitoramento e rastreamento via rádio”, disse o capitão da equipe Paulo Vieira.
Para o coordenador do projeto, professor Carlos Burri, essa é uma grande oportunidade para os alunos mostrarem o que estão aprendendo em salas de aula. “É uma grande chance de colocar toda a teoria em prática. Pode ter certeza que essa equipe servirá como exemplo para os futuros engenheiros da Universidade São Judas”.
Para Vieira, o maior prêmio é o reconhecimento que a universidade tem no mercado por formar os melhores engenheiros, além de os alunos terem visibilidade de seus trabalhos por profissionais de toda a indústria da mobilidade. O objetivo do programa extracurricular é contribuir para a formação profissional do estudante de engenharia.
Sobre a competição
O projeto foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1976. Em 1994, teve inicio o projeto BAJA SAE Brasil e a primeira competição foi realizada no ano seguinte, 1995, no bairro Ibirapuera, em São Paulo. Em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficou até o ano de 2002. A partir de 2003, a competição passou a ser realizada em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, local que recebe o evento até hoje.
Informações:
O que? Competição Baja SAE
Quando? 5 a 8 de março
Aonde? Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo