Ícone do site Revista Direcional Escolas

Formação continuada: Gestão Escolar na prática

Com o objetivo de apoiar gestores, gestoras e profissionais de educação no aprimoramento de suas competências na gestão escolar, o Instituto Unibanco, a Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e o FGV In Company, lançam o quarto curso on-line da trilha “Gestão Escolar na Prática”, que terá como tema norteador a dimensão administrativo-financeira.

Gratuito e com 48 horas de atividades assíncronas, o curso está dividido em três unidades: “a escola como uma organização social”, “gestão dos processos administrativos” e “gestão orçamentária e financeira”. As atividades podem ser realizadas de maneira autoinstrucional, o que garante flexibilidade aos profissionais, e reúnem videoaulas, podcasts, infográficos e apostila digital, além de exercícios, indicações de leituras e avaliação realizada por meio de pós-teste individual.

De acordo com Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, os conteúdos são voltados para o desenvolvimento de habilidades e aprofundamento de conhecimentos em pontos essenciais da gestão escolar. “Esta trilha formativa visa contribuir para que o profissional compreenda as funções primordiais de gestão, o que inclui atividades e processos administrativos, assim como a rotina e o fluxo de trabalho. A formação também procura ajudá-lo a enxergar a escola como uma organização cujas atividades administrativas e financeiras devem ser orientadas à aprendizagem. Essa orientação é fundamental para que uma instituição de ensino consiga atingir o seu propósito maior, que é oferecer educação de qualidade, com equidade para todos”.

Além do curso que aborda a dimensão administrativo-financeira, a trilha formativa “Gestão Escolar na Prática” conta também com outras três formações, já disponíveis e focadas em Gestão Pedagógica, Gestão Político-Institucional e Gestão Pessoal-Relacional. Ao terminarem as aulas, os participantes receberão declaração de conclusão, comprovando as horas cumpridas e os conteúdos trabalhados na formação.

No Brasil, apenas um quinto dos diretores e das diretoras de escolas concluíram algum curso de formação continuada em gestão escolar em 2023, como apontou o estudo “Perfil dos(as) diretores(as) escolares e desafios da gestão escolar nas redes de ensino”, do Instituto Unibanco. Apesar da preparação para o exercício da função gestora na escola estar crescendo, ainda há um grande caminho a ser percorrido. Formações sobre os desafios da gestão financeira e de aspectos administrativos na escola são altamente demandadas pelas equipes escolares, tanto pela complexidade da temática quanto pela relevância de ferramentas práticas que reduzam a sobrecarga cotidiana destes profissionais.

 

 

Saiba mais:
Curso Gestão Escolar na Prática: a dimensão administrativo-financeiro –
https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/formacoes

Os demais cursos de gestão (Pedagógica, Político-Institucional e Pessoal-relacional) estão disponíveis no mesmo link.

Sair da versão mobile