Nos últimos anos, o setor de franquias no Brasil tem demonstrado um aumento considerável em suas operações. As franquias de educação, especificamente, alcançaram níveis seguros para quem deseja investir no setor. Segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e divulgada em setembro último, as franquias educacionais tiveram um crescimento de 17,8% – esse dado é referente aos três primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. O estudo demonstrou que o setor educacional teve um maior crescimento em relação ao setor de franquias como um todo, cujo faturamento foi de 17,2% no período analisado.
Algumas características observadas no estudo, extraídas do diagnóstico setorial da ABF, indicam os elementos que compreendem esse crescimento, como: a adaptabilidade educacional e o investimento em ações inovadoras, principalmente no período pandêmico; a utilização de recursos tecnológicos, reduzindo o custo de ocupação e ganhos de escala; além de evidenciar a segurança em investir em franquias de educação e a permanência de alunos na rede. Nas escolas de idiomas, os estudantes permanecem em média de 13 a 24 meses e nos colégios bilíngues a média é entre 25 e 36 meses.
De acordo com Bruno Gagliardi, empresário, coordenador da Comissão de Educação da ABF e um dos sócios da franquia Brasil Canadá, outros elementos impulsionaram o fortalecimento de franqueadas educacionais. Uma das observações, diz Gagliardi, especialmente nos anos iniciais do pós-pandemia, foi a sensação dos pais e/ou responsáveis de “tempo perdido”. Com isso, “correr atrás do prejuízo” motivou muitos familiares a buscarem aulas extracurriculares, por exemplo.
“Uma curiosidade quando olhamos para a educação é que em média as franqueadoras de educação têm cerca de nove anos de experiência só como franqueadora – sendo muito mais tempo como marca – e isso mostra a solidez do seguimento. Vejo muitas pessoas investindo em franquias em outras áreas, mas não existe área como a educação, que entrega longos (LTV), trabalha com transformação e segue com as famílias para a vida toda”, reflete Gagliardi.
Nesse sentido, o crescimento notável do setor reflete em uma oportunidade promissora para investidores que buscam empreendimentos sólidos, confiáveis e de sucesso. “Quase 2.5% do PIB brasileiro vem do universo de franquias, só em educação estamos falando de mais de 15Bi de faturamento ano, com quase 15k de operações espalhadas pelo Brasil”, explica o empresário. O mercado brasileiro de franquias, considerado uma referência no mundo, tem uma expectativa de crescimento, segundo Gagliardi, de 8% a 12% neste ano em relação a 2022 com as franqueadoras de educação. “Quando olhamos para as escolas regulares, temos um mercado de 66Bi em mensalidade, sendo a expectativa das escolas bilíngues, um mercado de 11Bi – ou seja, um sexto do mercado total – ainda há muito o que crescer. E fazer isso através de uma franquia, que aporta toda experiência do franqueador, estudos detalhados de mercado e plano sólido de negócio, é o jeito mais lógico de se seguir”, completa.
FRANQUIA BILÍNGUE
Podemos afirmar que, nos últimos anos, um movimento de (re)elaboração da educação ganhou força no país. Esse olhar crítico para todo o processo educacional, para além da implementação normativa da BNCC e das propostas para o Novo Ensino Médio, expandiu para as práticas e os modelos pedagógicos abordados, as relações estabelecidas entre professor-aluno, a inserção tecnológica, as habilidades socioemocionais, os efeitos da globalização e tantas outras características. Manter uma escola em consonância com as demandas contemporâneas tornou-se um dos desafios para os gestores e as gestoras.
Nesse sentido, a escala de fortalecimento do setor de franquias educacionais propõem novos modelos na educação regular, especialmente as escolas genuinamente bilíngues. “O dono de escola que não está olhando para uma operação de escola genuinamente bilíngue, está perdendo uma oportunidade única de diversificar seu portfólio e se consolidar ainda mais em sua região”, diz Bruno Gagliardi, que tem uma trajetória com escolas de idiomas e há 12 anos trabalha com o bilinguismo com programas, assessorias, desenvolvimento de professores, etc.
Atualmente, como um dos sócios da franquia Brasil Canadá, ao lado de Beto Silveira (fundador da Brasil Canadá) e Rogério Flausino (vocalista da banda Jota Quest), Gagliardi conta que, ao longo dos últimos anos, vislumbrou o impacto positivo que uma escola regular bilíngue poderia alcançar a longo prazo. Assim, Bruno Gagliardi e Beto Silveira, que já se conheciam, se reconectaram a fim de “desenvolver uma empresa que realmente mudasse o patamar de nossas escolas e transformasse o Brasil em um país mais competitivo”, afirma o empresário. “Foi quando propus para o Beto uma sociedade cruzada. Ele passou a ser sócio do Centro Britânico e nós da Brasil Canadá. Desde então temos ocupado um espaço fundamental da escola que é franquia e tem muita qualidade”.
BENEFÍCIOS E DIFERENCIAIS
Definida como uma “escola genuinamente bilíngue”, ou seja, uma escola que prevê uma vivência no ensino bilíngue de modo fluido e interdisciplinar, estimulando um envolvimento maior do aluno, que em diversos momentos da rotina escolar é solicitado a pensar e se comunicar no segundo idioma, a Brasil Canadá, hoje, é uma rede de ensino presente em quatro estados. A rede tem se estabelecido como uma franquia que oferece um ensino diferenciado e de alta qualidade.
Para um empresário que deseja investir na rede, Gagliardi ressalta algumas características que compõem a estrutura da franquia. Ele assevera que “empreender com educação é uma escolha de vida” e que, embora o retorno financeiro no setor seja interessante e acima da média, “nosso verdadeiro retorno vem nas primeiras formaturas, nos primeiros alunos que viram pais e trazem seus filhos… Esses sim são os indicadores de sucesso de uma escola”.
Com uma trajetória de êxito de mais de 23 anos no mercado, sendo um dos pioneiros a trabalhar com o bilinguismo, os indicadores de sucesso da rede Brasil Canadá refletem nos estudantes formados e em suas carreiras. “São poucas as escolas, como o Brasil Canadá, que já tem esse track record. Hoje, se um interessado quiser ver nosso resultado, não será apenas uma planilha de DRE, mas uma ligação para nossos alunos”, destaca o empresário.
Os benefícios e as vantagens para os investidores: a franquia oferece suporte integral, desde o estudo do mercado potencial, escolha de ponto, projeto arquitetônico e lista de fornecedores homologados, implantação, marketing, comercial, financeiro e, principalmente, o pedagógico.
DADOS DE INVESTIMENTO
– A rede não trabalha com master franquias;
– Para ser um franqueado, o investimento entre taxas, implantação, reforma, mobiliário e capital de giro é de R$ 3.500.000,00. Sendo R$ 185.000,00 de taxa.
Saiba mais em: https://colegiobrasilcanada.com.br/franquia/