O GEN Educação traz ao Brasil, no dia 31 de agosto, a primeira edição do FlipCon Brasil, congresso mundial sobre sala de aula invertida ou flipped learning. Além de Jonathan Bergmann, pioneiro da Flipped Classroom, o evento terá como convidados a consultora Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-Rio, e Gabriel Elmor Filho, Doutor em Ciências do IME. O evento, no auditório do Universia Brasil, Torre Santander, em São Paulo, é direcionado a líderes e gestores do ensino superior. A partir de agosto, o GEN Educação se torna parceiro FlipCon no Brasil, um representante da Sala de Aula Invertida no país, com foco no ensino superior.
A proposta da Sala de Aula Invertida é o estudo de conteúdos básicos antes das aulas, a partir de recursos como vídeos, textos, áudios e games. Já em sala, o profesor aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos complementares. Além disso, esclarece dúvidas e estimula a troca entre os alunos, fixando a aprendizagem. A metodologia funciona muito bem também para o ensino à distância por utilizar recursos tecnológicos que favorecem o empenho e a participação do estudante.
A sala de aula invertida é um modelo metodológico alinhado com as novas formas de aprender porque confere ao estudante mais autonomia, estimula seu protagonismo e parte dos princípios de flexibilidade e personalização. Segundo a educadora Andrea Ramal, “os estudos realizados em diversas instituições apresentam ganho em relação à metodologia tradicional, independentemente da disciplina. As aulas são mais produtivas e participativas, menos expositivas. Os alunos se engajam mais no conteúdo e os professores precisam de menos tempo para explicar conceitos básicos”, destaca.
Os casos de sucesso da Sala de Aula Invertida são uma realidade em instituições dos Estados Unidos. Na Universidade de British Columbia, por exemplo, professores de Física, dentre os quais fazia parte Carl Wieman, prêmio Nobel de Física em 2001, aplicaram a metodologia e conseguiram um aumento em 20% na presença e em 40% na participação. Além disso, as notas dos alunos participantes foram duas vezes maiores que as das classes que utilizaram a metodologia tradicional. Já em Harvard, professores de matemática conduziram um estudo de 10 anos em suas classes de cálculo e álgebra, através do qual descobriram que alunos inscritos em aulas invertidas obtiveram ganhos de 49 a 74% a mais na aprendizagem que alunos inscritos em aulas tradicionais.
No Brasil, a metodologia chega com força a instituições de ensino superior reconhecidas pela excelência. Andrea Ramal acompanha, atualmente, os casos de sucesso no IME – Instituto Militar de Engenharia e na Mackenzie. “Ambas estão usando no ensino de Engenharia, o que é bem interessante, pois costuma-se associar a sala de aula invertida a áreas como humanas e ciências sociais. Mas, na verdade, ela pode ser bem aplicada em qualquer disciplina e área do conhecimento”, esclarece a especialista.
Jonathan Bergmann
O educador norte-americano Jonathan Bergmann é formado pela Universidade do Colorado e é coautor do livro “Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem” (GEN / LTC), ao lado de Aaron Sams. Em 2002, Bergmann recebeu o Presidential Award for Excellence in Mathematics and Science Teaching. E, oito anos depois, foi semifinalista no processo que escolheu o educador do ano no Estado do Colorado. Atualmente, atua como facilitador em tecnologia de ponta na Joseph Sears School, em Illinois.
GEN Educação
O GEN Educação desenvolve conteúdos digitais para ensino presencial e à distância e presta serviços voltados para a inovação didática. Além disso, oferece materiais com a qualidade GEN, metodología aplicável ao modelo sala de aula invertida e a outras tendências de aprendizagem ativa, acesso ao conteúdo digital e assessoria aos profesores e tutores em ambiente virtual de apredizagem. Entre os produtos do GEN Educação estão: Programa de Apoio ao Enade, OAB Universidades, DigiAulas, Disciplinas transversais e Gestão & Negócios.