Ícone do site Revista Direcional Escolas

Gerenciamento de tempo – você sabe fazer?

Certo dia, um garoto perguntou ao seu pai quanto ele ganhava por hora em seu trabalho. O homem, não respondeu e ficou aborrecido. O menino, ainda, tentou outras duas vezes até conseguiu a resposta de que seu pai ganhava três reais por hora. Feliz, o garoto pediu ao homem que lhe emprestasse apenas um real. Sem paciência e carinho seu pai o mandou dormir, já com tom de voz mais rude. Após alguns minutos, com o silêncio da casa, refletiu e pensou sobre o pedido do filho. ‘Será que ele precisa comprar algo e não tem o valor suficiente?’. Então, ele decidiu ir até o quarto e dar o dinheiro ao seu filho, que com a voz embargada pelo choro, ao receber a moeda de um real, sentou-se rapidamente e sorriu lhe dizendo: “papai, agora eu tenho três reais, o senhor pode me vender uma hora de seu tempo?”.

Com base nesta parábola, inicio meu texto para refletirmos sobre a relação que mantemos com as pessoas a quem amamos e convivemos – dentro e fora de casa.  Será que de fato precisamos chegar ao ponto de ouvir algo semelhante para nos dar conta de que algo está errado?. Assim como eu, você e muitas outras pessoas, no mundo, aprender a gerenciar o tempo de maneira funcional é tão importante quanto priorizar projetos e sonhos. Agora responda (mentalmente) se você consegue realizar todas as tarefas programadas para um único dia e ainda tem a sensação de que 24 horas é pouco? Se sua resposta é sim, então você precisa rever suas atividades e definir padrões para não perder tempo com atividades desnecessárias. Como dica, elenquei algumas atitudes que podem mudar o roteiro do seu dia e melhorar os resultados:

Ainda sim, com essas dicas, se você não consegue administrar melhor o seu dia, faça uma pausa, tire férias e relaxe a sua mente. O estresse, geralmente, impossibilita que dediquemos o melhor de nós para tudo e qualquer atividade. Pense nisso!

 Carina Gonçalves é jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – contato@jcgcomunicacao.com

 

Sair da versão mobile