Matéria publicada na edição 87 | Abril 2013 – ver na edição online
Para que a Coordenação não se sobrecarregue é muito importante que a demanda de ações operacionais da escola fique a cargo do corpo docente e que suas atividades se restrinjam à liderança e gestão.
As tarefas operacionais, denominadas funções orgânicas, são pontuais com começo, meio e fim, e podem mudar de responsável conforme a necessidade ou desempenho. Elas tendem a evoluir e, às vezes, mudar durante a sua aplicação. Os líderes das instituições devem utilizar esta estratégia para delegar de forma segura e organizada as funções operacionais, que são as atividades que dependem somente da própria pessoa e que necessitam mais do que uma hora diária para serem executadas.
Em uma das minhas visitas às instituições de ensino parceiras da Rabbit, aprendi o sistema organizacional a seguir:
– O gestor pedagógico (coordenador), na primeira reunião do bimestre ou trimestre, lista as atividades que necessitam ser realizadas durante o período e que podem ser delegadas. Em acordo com a equipe pedagógica, divide e delega as atividades de cada pessoa, de preferência de forma democrática;
Importante: Não se esqueça de que, segundo os preceitos andragógicos, de orientação do trabalho do adulto, este se sente motivado quando participa da tomada de decisão e tem autonomia para agir em busca de seus objetivos.
– Cada ação deve ter as atividades discriminadas em uma planilha, com o respectivo responsável pela sua realização;
– Reuniões de monitoramento servirão para avaliar se a tarefa foi realizada até a data combinada. Recomenda-se que a planilha reserve um espaço de observação para que se detalhe ou corrija a ação;
– Por fim, na parte inferior da planilha, o coordenador, em conjunto com o corpo docente, define as estratégias de divulgação do trabalho. Este espaço servirá para deixar mais visíveis as estratégias que serão utilizadas, porém as mesmas deverão estar discriminadas nos espaços destinados ao checklist.
ETAPAS PARA DELEGAR AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM SEGURANÇA
Delegar pode requerer uma atenção maior no começo, mas em médio prazo proporcionará mais tempo para que os líderes exerçam suas funções gerenciais. Para confiar uma tarefa importante e autorizar a sua execução, sem perder a visão holística do projeto, é importante seguir as etapas de planejamento inicial e monitoramento:
1ª Etapa – reunião de monitoramento
2ª Etapa – Demais reuniões de monitoramento
Por Christian Rocha Coelho
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / rabbit@rabbitmkt.com.br