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Gestão de impacto nas escolas: identificando as CHA’s dos educadores (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes)

Matéria publicada na edição 86 | Março 2013
A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser), para solucionar determinada situação-problema, é a defi nição mais amplamente utilizada de competência.

Na coluna da edição anterior da Revista Direcional Escolas (Fevereiro de 2013), sugerimos ao gestor aproveitar o início do ano para rever a distribuição de funções entre seus colaboradores, ajustando os perfi s entre os cargos e as pessoas que os ocupam. Citamos as chamadas CHAs, ou seja, Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que devem ser inerentes a cada função, mas não tivemos muito espaço para explicar como elas operam.

Então vamos lá, o objetivo deste texto é detalhar um pouco cada uma dessas nomenclaturas.

• CONHECIMENTOS. É o que uma pessoa precisa ter para desempenhar um determinado trabalho. Um coordenador precisa ter conhecimento das técnicas de lideranças de pessoas para desenvolver seu professorado, além da gestão dos processos necessários para organizar a sua escola. Um professor precisa conhecer o conteúdo da aula que irá ministrar.

• HABILIDADES. Estão associadas ao saber fazer. É a ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações- -problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

Para fazer uma reunião de monitoramento com professores, por exemplo, o coordenador precisa, além do conhecimento técnico, da habilidade em liderança para conduzir o grupo, de forma a deixá-los seguros e abertos para novas aprendizagens. E aptidão, dom ou talento entram como um potencial nato para desenvolver as habilidades.

• ATITUDES. São as manifestações diárias do nosso comportamento no ambiente. É uma disposição para agir a um estímulo de uma determinada maneira de acordo com nossos traços comportamentais.

A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser), para solucionar determinada situação-problema, é a defi nição mais amplamente utilizada de competência.

Inventário de Tarefas e Atividades

No artigo anterior também citamos a necessidade de o gestor estruturar e divulgar um Organograma de Responsabilidades a toda a comunidade escolar. Este resulta de uma síntese (visual/imagem mental) do Inventário de Tarefas e Atividades, o qual consiste na compilação e no registro de todas as tarefas e atividades de um setor, contendo a descrição de funções de um grande número de pessoas. É um documento mais completo que o organograma e geralmente utilizado para treinamento de novos funcionários ou checklist de verificação periódica.

Sugiro iniciarmos o desenvolvimento do inventário de tarefas pela coordenação, professores e equipe de atendimento e vendas, e que estes sejam anexados aos seus respectivos manuais. Lembrando que o coordenador deve estar muito mais ligado às atividades gerenciais (planejamentos, análise do trabalho individual e de equipe, liderança dos colaboradores etc.) que às operacionais. Pois se o coordenador tiver muitas atribuições constantes, sobrará pouco tempo para gerir e liderar sua equipe.

Por Christian Rocha Coelho

 

Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / rabbit@rabbitmkt.com.br

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