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Habilidades do século 21: Como desenvolver as Soft Skills na escola?

A habilidade de trabalhar em equipe com eficiência e harmonia, facilidade de comunicação e a postura flexível são comportamentos que determinantes para a vida e podem ser incentivados desde a idade escolar. Também chamadas de Soft Skills, integram um conjunto de práticas não cognitivas, que podem ter outros nomes como comunicação assertiva, adaptabilidade, proatividade ou iniciativa. Independente do nome, são modos de agir essenciais para caminhar com fluidez, leveza e objetividade em todas as áreas da vida.

Com as tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano dos jovens, o desafio é integrar esse conhecimento às Soft Skills, também chamada de habilidades do século 21. Essas competências transcendem o aprendizado relacionado aos conteúdos pedagógicos e se manifestam de forma transversal. Uma das abordagens mais comuns é a dos 4Cs (abreviação em inglês): comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.

Esse conjunto de práticas não cognitivas são essenciais para caminhar com fluidez em todas as áreas da vida.

Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn aponta que o mercado de trabalho está em busca de profissionais que tenham habilidades soft skills (socioemocionais) e hard skills (técnicas) e a criatividade aparece no topo da lista.

As hard skills são definidas pela rede social como específicas, ensináveis, que podem ser medidas, como digitar, escrever, entender matemática, ler e usar programas de software. Já as soft skills são aquelas estipuladas como “menos palpáveis”, mais difíceis de quantificar, como etiqueta, facilidade em se relacionar bem com outras pessoas, ouvir, se engajar em conversa fiada.

O estudo feito pelo LinkedIn avaliou informações sobre as habilidades que aparecem nos perfis das pessoas que utilizam a rede profissional e que conseguem empregos com salários mais altos.

Segundo o estudo do LinkedIn, as habilidades requeridas pelo mercado de trabalho são:

‘Soft skills’ 

 

‘Hard skills’ 

Para contribuir com a formação desse novo profissional do século 21, o Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), vem desenvolvendo diversos projetos voltados para estimular as competências socioambientais, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas. Os Projetos de Intervenção Social (PIS) são um bom exemplo disso, pois transformam tanto o ambiente escolar quanto as comunidades do seu entorno. Eles são uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.

O desenvolvimento de projetos que permitam vivenciar, na prática, diferentes experiências que auxiliem na escolha da profissão, no aprofundamento interdisciplinar e no desenvolvimento das habilidades do século 21 é essencial para ter sucesso não só no meio profissional, mas na vida, de uma forma geral.

*Prof. Carlos Walter Dorlass é Diretor Geral do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP).

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