Matéria publicada na edição 96 | Março 2014 – ver na edição online
A prática da natação forma- tiva tráz diversos benefícios às crianças no dia a dia, tornando-se uma excelente ferramenta de educação. Através da linguagem corporal, as crianças expressam seus sentimentos, pensamentos e emoções. A estimulação motora e vivência de novos movimentos ajudam a criança a conhecer seu corpo e auxiliam na comunicação e desenvolvimento da linguagem.
As aulas infantis de natação, são ri- cas em movimentos e experiências aquáticas que ajudam no desenvolvimento das crianças, principalmente na faixa etária de 4 a 6 anos em que elas já tem movimentos mais coordenados.
A variação de movimentos na água aumentam o repertório motor da criança, através da natação ela ad- quire sincronismo de movimentos de pernas e braços de forma alternada e simultânea, controle da respiração, consciência das posições de seu cor- po e do espaço que ele ocupa dentro da água, facilitando seu deslocamento. Na água devem ser desenvolvidas as habilidades aquáticas e autonomia de deslocamento, devemos enfatizar as atividades e exercícios de sobrevivência na piscina, ou seja, a criança ao cair na piscina, terá condições de deslocar-se até um local de apoio com segurança.
Iniciamos o aprendizado dos nados com o trabalho de pernas, o movimento deve ser continuo e propulsivo para encaixarmos a movimentação de braços com apoio e logo após a respiração, coordenando todo o nado. Os deslocamentos podem começar com pequenas distâncias nadadas e serem aumentados de acordo com a melhora dos movimentos e propulsão das crianças.
Brinque nas aulas, um movimento de perna, pode virar um tubarão, um foguete, um avião, faça da aula um espaço de aprendizado e lazer. A ludicidade deve estar sempre presente nas aulas, brincando durante a aula a criança equilibra o aprendizado dos nados com o prazer. Podemos desenvolver a ludicidade através de brincadeiras de faz-de-conta, personagens que as crianças tenham identificação, jogos e histórias contadas.
Enfim, nadar contribui para o desenvolvimento físico, social e cognitivo da criança, auxiliando no equilíbrio de suas atividades cotidianas e na sua formação como indivíduo.