Ícone do site Revista Direcional Escolas

Inbound Marketing

O objetivo do Inbound Marketing é utilizar as ferramentas existentes no mundo digital, como blogs, redes sociais, webmails, call to action[1] e landing pages, para atrair clientes, gerar leads[2] e torná-los fiéis através da disseminação de conteúdo relevante.

Sistemas de busca – São imprescindíveis nos dias atuais em que a quantidade de informação não para de crescer. Os buscadores, além de ser uma fonte de conhecimento rápido, tornaram-se uma poderosa ferramenta comercial, pois não existe nada melhor do que o site da escola aparecer no topo da página inicial do Google.

Para estar bem posicionado nos sistemas de busca, o site da escola precisa estar otimizado segundo as práticas denominadas SEO (Search Engine Optimization) para garantir um bom posicionamento na busca orgânica (não paga) e os links patrocinados (Google Adwords).

Uma forma gratuita de melhorar a posição do site nos sistemas de busca, aumentar a divulgação e presentear os alunos e familiares com um benefício é através de um Clube de Descontos.

Depois que elas deixam sua página, ainda é possível alcançá-las quando estiverem pesquisando no Google, acessando a concorrência e usando outros aplicativos para dispositivos móveis.

Site – O site de uma instituição de ensino é a porta de entrada das prospecções e um local que converge os demais públicos-alvo (alunos e familiares) e plataformas digitais (links das mídias sociais, banners, pesquisas). Depoimentos de famílias satisfeitas, principalmente em vídeos, não são apenas palavras, são pessoas de carne e osso que estão colocando seu nome naquele testemunho, passando muita confiança e respeito.

Redes sociais – A escola precisa se organizar ou terceirizar esta tarefa. A falta de atualização deixa claro para as famílias a falta de estrutura ou esmero.

Faz parte do combo “Soluções de Tecnologia Integrada da Rabbit Digital” (rabbitdigital.com.br) uma ferramenta de monitoramento. Ao final do mês, a escola recebe um relatório em Word com a descrição do seu buzz marketing on-line[3]. E caso o spider[4] detecte alguma interação negativa, a escola é comunicada imediatamente.

[1] Call to action: Os Calls to Action ou CTAs são os espaços responsáveis por incentivar os usuários, leitores e visitantes do seu website, a realizarem uma ação. Esta ação pode variar, como: o download de um conteúdo, um convite para uma reunião, a participação de um hangout ou a rematrícula automática, por exemplo.

2 Leads: Contatos qualificados de forma espontânea para o abastecimento do mailing de prospect.

3Buzz marketing: É um tipo específico de trabalho de marketing que visa a disseminação da propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores.

4 Spider: Programa robô que rastreia a internet à procura de informações sobre a empresa.