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Interdisciplinaridade: Um salto para a a aprendizagem

A partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71, a INTERDISCIPLINARIDADE passou a ser abordada no cenário educacional brasileiro, tornando-se ainda mais presente com nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares. Hoje, além de sua influência na legislação e nas propostas curriculares, está cada vez mais presente no planejamento, no discurso e na prática dos professores.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a utilização da interdisciplinaridade se apresenta como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento a fim de contribuir para o aprendizado do aluno. No entanto, apesar de ser proposta por leis e parâmetros sabemos que ainda é pouco reconhecida.

A interação entre disciplinas aparentemente distintas é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, proporcionando um diálogo entre si e levando a uma compreensão mais exata da realidade.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto, em busca do ser como pessoa integral visando garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Sob o ponto de vista teórico, muitos foram os avanços a cerca deste conceito que revolucionou o processo de aprendizagem levando os educadores a repensarem suas práticas pedagógicas e a buscarem uma ação educativa que contemplasse concepções  significativas para o atual momento educacional. Sabemos que em pleno século XXI está cada vez mais difícil competir com tantos estímulos e avanços tecnológicos para encantar o aluno nos caminhos da aprendizagem, pois a sociedade mudou e com ela veio a necessidade de transformar a prática da sala de aula para dar conta destas novas demandas a fim de contemplar os saberes sobre o aprender e o ensinar. Desafios como: construir a própria identidade, reconhecer sua função social e o seu lugar cultural, fazem parte da nova demanda da escola contemporânea, pois outros e novos modos de ver, pensar, experimentar e praticar são necessários para uma formação social, econômica, cultural e política. Nesse contexto encontramos várias propostas envolvendo o uso de jogos em sala de aula, com os mais variados objetivos. Destaco o programa criado pelo grupo MindLab intitulado MENTEINOVADORA, pois traz uma proposta única com uma metodologia inovadora que propõe ao professor e ao aluno o uso de recursos didáticos sob o olhar cuidadoso da interdisciplinaridade. Podemos afirmar que a peculiaridade de todos os aspectos que o envolve, está em seu caráter integrador e abrangente dessas várias tendências modernas com ações pontuais através de um só “fazer!, pois tem sua sustentação teórica em autores interacionistas como Vygotsky, Piaget, Paulo Freire e Feuerstein que comprovam sua eficiência no desenvolvimento de habilidades tanto dos alunos côo também dos professores, atingindo inclusive a família e a comunidade.

Fundamentado teoricamente numa abordagem interacionista, o programa reúne a utilização de recursos didáticos prazerosos, os chamados jogos de raciocínio, o foco no desenvolvimento de habilidades e o lugar do professor mediador no processo de ensino aprendizagem, através de métodos metacognitivos. Um diferencial significativo que destacamos é o tempo dispensado para este trabalho, pois o mesmo adiciona-se ao currículo escolar através de módulos semestrais,organizados em forma espiral, ou seja, há uma constante retomada e ampliação de habilidadespriorizadas nos diferentes segmentos da escolaridade, contemplando as necessidades específicas de cada faixa etária. Além disso, o programa prevê uma capacitação mensal aos professores, pois cada módulo tem um início, meio e fim em si mesmo, com foco em um conjunto de habilidades referentes às seguintes competências: tomada de decisões; conhecimento de si; planejamento e gerenciamento de recursos e resolução de problemas.

Por fim encontramos na metodologia do Programa MenteInovadora uma resposta única às demandas vividas pela sociedade atual que encontra-se mergulhada em transformações constantes e profundas. E assim, aliamos os desafios educacionais propostos pela Educação Atual aos objetivos primordiais do programa, ou seja, promover nas futuras gerações, as habilidades necessárias à construção da humanidade, com foco na transposição para outras esferas do cotidiano, o que ajuda a maximizar  seu potencial para tornar-se mais reflexiva na contribuição da formação de pessoas mais felizes e respeitosas à diversidade na superação dos desafios para a construção de um mundo melhor.

Vanessa Cristina Guilhermon Rodrigues

Psicopedagoga especializada em Neuropsicopedagogia. Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional no ESI.  Professora há 22 anos, atuando em Educação Infantil e Fundamental. Experiência em aulas particulares para ensino Fundamental e Médio.

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