Ícone do site Revista Direcional Escolas

Leitura – tão importante quanto o alimento diário

Por Carina Gonçalves

Quando o assunto é melhorar o vocabulário, ampliar os conhecimentos e eliminar a timidez na prática da oratória, sempre indico a leitura como exercício contínuo. Além de ativista, sou adepta à cultura multidisciplinar que os livros oferecem, em sua gama de gêneros literários, que atendem diferentes faixas etárias.

Para crianças que ainda não sabem ler ou se expressar, como dica, há os livros-imagens, sem texto, que proporcionam ao leitor a possibilidade de assumir o papel narrativo da história, por meio das figuras ilustradas, criando e recriando-a a partir de sua concepção/entendimento. Para os maiores, já em fase de alfabetização, podemos oferecer-lhes os contos, as fábulas, os poemas, entre outros, no qual os personagens os direcionam para um determinado espaço e tempo. Por isso dizemos que a leitura nos faz viajar para lugares nunca pensados.

Quando há domínio total da língua, por exemplo, que independe de idade, outros gêneros e recursos podem ser utilizados para a prática da leitura. No drama, segundo Aristóteles, os textos são próprios para a representação e apreendem a obra literária passível de encenação teatral. Seus interlocutores dão vida aos personagens e as histórias por meio de diálogos ou monólogos, que pode abranger comédia, tragédia, tragicomédia e conflitos diários. No gênero lírico, encontrado também em letras de músicas, podemos manifestar nossas emoções e ideias com textos subjetivos, em que os pronomes e verbos estão sempre em primeira pessoa. A musicalidade das palavras é o ponto de partida para a sua criação.

Não importa qual seja o gênero preferido, em todos, o leitor se beneficia em conhecimento, novas palavras e formas de expressão. Desta maneira, construímos um ser mais seguro de si e capacitado para atender as demandas e exigências cada dia mais presentes em ambientes corporativos. Quem sabe usar as palavras, consegue conquistar seus objetivos mais rapidamente.

Adote a prática da leitura, ela é tão importante quanto o nosso alimento diário. Se você não dispõe de muito tempo, comece com um livro de poucas páginas, depois passe para um maior e quando perceber estará com uma biblioteca instalada em sua memória. Ler é tudo de bom!

 Carina Gonçalves é jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – contato@jcgcomunicacao.com

 

Sair da versão mobile