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Liderança pedagógica

            O que é liderança? A maioria das pessoas tem uma ideia intuitiva do que é liderança, sempre associada a uma ação de comando ou a um cargo de chefia.

A natureza do exercício da liderança tem sido foco de pesquisas do homem ao longo de toda a sua história, gerando uma grande quantidade de obras sobre o tema e inúmeras definições sobre o seu significado.

Nos últimos anos, boa parte dessas pesquisas e obras tem sido criticada por ter uma visão muito restrita, mais preocupada com a análise e categorização das atitudes mais comuns de líderes frente aos seus colaboradores, ao invés de examinar o contexto maior de suas funções, prestando pouca atenção ao papel da liderança organizacional em termos do tratamento da mudança ambiental, através da formação de equipes de alta performance.

A psicologia moderna diz que liderar é o ato de influenciar as atitudes, opiniões e os sentimentos de outras pessoas. Mas essa troca de influências acontece entre as pessoas constantemente, sem necessariamente que uma lidere a outra. Uma pessoa é considerada um líder quando a sua persuasão é desmedida, ou seja, um líder convence mais que um não líder.

 

Diferença entre Gestão e Liderança

Gestão e liderança são terminologias distintas e ao mesmo tempo complementares. Gestão está relacionada à sistematização de processos, documentação e gerenciamento de projetos, divisão e descrição de funções, reuniões periódicas de monitoramento (constância e periodicidade), análise de desempenho, gestão de tempo e planejamento estratégico com metas e objetivos concretos.

Liderança está ligada à lapidação de pessoas promovendo uma política de monitoramento, isto é, um acompanhamento e feedback que gere um clima de confiança e segurança para que o colaborador possa evoluir sem estresse, através de uma comunicação eficaz, do uso de processos decisórios participativos, gerenciamento de conflitos, meritocracia extrínseca e intrínseca, negociação de acordos e apresentação de ideias.

Gestão de Processos Líder de Pessoas

O ideal é implantar os processos de gestão e utilizar os conceitos de liderança como facilitador, fomentando os esforços coletivos, a coesão e o trabalho em equipe, para que todos possam evoluir com confiança e felicidade.

Professores não podem ser geridos… Relatórios, diários de classe, análise de desempenho

emsala de aula podem ser geridos. Professores devem ser liderados.

 

Tornar-se um Líder

A capacidade de influenciar pessoas é considerada um dom se partirmos do princípio de que algumas pessoas possuem traços de personalidade, isto é, exteriorizam a sua personalidade através de comportamentos que favorecem o seu aparecimento, como extroversão, sociabilização, proatividade e agradabilidade, caraterísticas psíquicas desenvolvidas com grande intensidade na infância.

Os preceitos andragógicos* nos mostram que cursos e palestras de instrução não possuem profundidade e tempo suficiente para fazer com que um adulto torne-se um líder, mas algumas atitudes e ações, se utilizadas com constância e periodicidade, podem melhorar o desempenho de liderança de um indivíduo.

Sob a desculpa de ¨serem profissionais¨ alguns líderes agem de modo frio, reservado e calculista. Desse modo não estão sendo ¨profissionais¨, já que mantêm uma postura distante por serem inseguros ou por não terem paciência de se relacionar com outras pessoas.

*Andragogia – A palavra “andragogia” tem a sua origem na Grécia Antiga: andra (adulto) e agogé (condução). Segundo a definição creditada a Malcolm Knowles em seu livro “The Adult Learner”, andragogia é definida como a ciência de orientar e motivar adultos a adquirir novos hábitos, conhecimentos e atitudes. Os princípios da andragogia e das técnicas de liderança são muito parecidos, o que difere uma da outra é que a andragogia tem o objetivo mais complexo de promover a aprendizagem e as técnicas de liderança têm o papel de influenciar pessoas.

Premissas básicas

Um líder tem que gostar de gente! Não há liderança sem intensas relações interpessoais, vínculos afetivos, interação social e comunicabilidade. Se você não detém esses traços de personalidade, sugiro repensar seu futuro e procurar uma função que não enfatize tais atribuições como os cargos administrativos da secretaria, cobrança, financeiro… Não existe nenhuma função que o corpo docente exerça que não necessite de uma boa dose de liderança!

Dicas para ser um líder eficaz:

– Não desista de um colaborador

Um verdadeiro líder tem a responsabilidade de apoiar as solicitações de ajuda legítimas e auxiliar na recuperação de colaboradores que cometeram falhas, comportamentos negativos ou queda de produtividade. A coordenação ajuda-os em horários predeterminados de coaching individual, além de proporcionar-lhes oportunidades de aprimoramento, mudança de atitude ou retomada de qualidade.

– Faça uso da meritocracia

O bom líder utiliza as práticas de meritocracia intrínseca, motivacionais e de reconhecimento intangíveis, como elogios falados, escritos, comemorações etc. de forma abundante e as extrínsecas quando necessitar de um pico de desempenho como, por exemplo, na época de rematrículas.

– Tenha uma comunicação interpessoal eficiente

O líder deve ser capaz de se expressar, transmitir o que está sentindo e pensando, saber escutar e estar aberto a fatos, pensamentos e ideias dos seus interlocutores.

– Incentive a comunicabilidade

A comunicação só torna-se efetiva quando chegamos à compreensão, isto é, quando recebemos a mensagem,             entendemos o seu significado, exatamente como desejava quem a transmitiu. Quando isso ocorre, a ação         comunicativa é denominada “comunicabilidade”.

– Seja coloquial

Use expressões e palavras com as quais o seu interlocutor esteja familiarizado.

– Em caso de crítica

Não adote uma postura defensiva. Faça perguntas esclarecedoras.

De todas as habilidades associadas à boa comunicabilidade, a mais importante é a escuta. A escuta reflexiva baseia-se na empatia. Pense no ponto de vista do interlocutor – não se precipite diante de descrições imprecisas dos fatos; atente para os sentimentos ocultos no subtexto antes de apressar-se em corrigir ou tecer uma opinião.

– Faça parte de uma equipe de ponta

Ninguém gosta de fazer parte de um time perdedor. As pessoas, de uma forma geral, motivam-se quando fazem parte de uma equipe de ponta, que alcança seus objetivos e é reconhecida por isso.

– Dê autonomia

O adulto sente-se motivado quando participa da tomada de decisão e tem autonomia para agir em busca de seus objetivos

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