Ícone do site Revista Direcional Escolas

A matemática que conquista os alunos

Por meio de métodos diversificados de ensino, o Colégio Porto Seguro facilita a aprendizagem da disciplina que é a base do pensamento lógico

O bom rendimento dos alunos na escola depende de inúmeros fatores, entre eles, a motivação para aprender determinados conteúdos. Pensando nisso, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, inova constantemente nas formas e meios de ensino.

Especificamente para a Matemática – disciplina que oferece a base do pensamento lógico para resolver problemas, aprender a abstrair e encontrar padrões –, este ano foi incluída uma aula semanal na grade do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, contribuindo, ainda mais, para desenvolver o raciocínio rápido dos alunos. Além disso, o Colégio vem realizando uma série de métodos eficazes para atrair a atenção dos estudantes e fazê-los se interessar pelo conteúdo de uma forma mais divertida. Confira, a seguir, algumas atividades inovadoras:

Desde 2012, um grupo de professores grava aulas de matemática em vídeo e disponibiliza o link no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem dos alunos do Porto Seguro. Desta forma, os estudantes podem acessar os conteúdos de suas casas para complementar os estudos. A inspiração veio dos vídeos da Khan Academy, do indiano Salman Khan, que alcançou popularidade com explicações claras para temas complexos. Por desenvolver as vídeoaulas para seus alunos, este ano, o coordenador de matemática, Fernando Paschoal, foi um dos seis brasileiros selecionados para traduzir e adaptar os vídeos oficiais de Khan no Brasil.

Desenvolve a autonomia dos alunos para que trabalhem individualmente nos exercícios matemáticos. Os professores usam apresentação de PowerPoint para apresentar as contas resolvidas por etapas. Assim, os alunos tentam nas explicações iniciais das aulas expositivas e, depois, têm acesso a esses arquivos no Moodle, para revê-los em casa. O objetivo é que os estudantes aumentem, cada vez mais, o tempo em que trabalham sozinhos, fazendo as tarefas propostas.

A atividade reuniu estudantes do 8º ano e seus pais para uma disputa que envolveu duas fases de provas, uma individual e uma em duplas. O objetivo das olimpíadas foi promover a interação, o trabalho em equipe e, o mais importante, fazê-los vivenciar o que seus filhos estão aprendendo no dia a dia. Os vencedores ganharam medalhas de bronze, prata e ouro.

Um festival de desafios e brincadeiras que trabalham noções de numeração, espaço e consciência corporal. Nas aulas de matemática do Infantil 5 (5 anos), por exemplo, as crianças jogam boliche e, ao final, somam os pontos e comparam o placar para ver quem venceu.

Uma grande competição que envolve todas as turmas do 5º ano, começando por chamadas orais na classe para selecionar os melhores para a final. A competição acontece para formalizar um trabalho desenvolvido com os estudantes em anos anteriores. “Antes de tudo, o aluno tem de entender o real significado da multiplicação, que o fará memorizar a tabuada, não apenas decorá-la”, diz Renata Koelle, vice-diretora pedagógica do Fundamental I. A premiação acontece no auditório do colégio, na qual o primeiro, segundo e terceiro lugar ganham medalhas e os demais um certificado, que contém um gráfico de como foi sua evolução na competição. “Toda criança gosta de desafio, e essa iniciativa veio para atender a essas expectativas, ainda mais havendo premiação. Eles adoram!”, ressalta Renata.

De forma lúdica, professores mostram a crianças, a partir dos 3 anos de idade, alguns conceitos de educação financeira. Por meio de histórias com fantoches, eles ensinam aos pequenos algumas noções de consumo e suas consequências. Ao final da atividade, as crianças participam de uma oficina para confecção de um cofre.

Este é o nome do game desenvolvido por alunos, inspirados no famoso jogo “Perfil”. Pelo computador, eles iniciam a brincadeira escolhendo a disciplina. O jogo contém seis dicas, entre elas, duas fáceis, duas médias e duas difíceis. Quanto menos dicas o jogador abrir para tentar acertar a palavra-chave, mais pontos ele ganha. Com ajuda dos professores, os próprios alunos criam as perguntas, baseadas em conteúdos aprendidos em sala de aula.

Para entender melhor a dinâmica do mercado financeiro, os alunos do segundo ano do Ensino Médio de Comércio Exterior participam do Desafio Bovespa, competição nacional entre escolas que simula investimentos em ações.

   

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

 

Sair da versão mobile