A união entre aprendizado e diversão estimula experiências enriquecedoras para os alunos e para as alunas em diversas etapas de ensino. Os passeios e as excursões para ambientes externos propiciam uma relação prazerosa e fluida com o conhecimento. E, com isso, as atividades desenvolvidas fora do espaço físico escolar possibilitam uma aproximação prática e tangível com os conhecimentos apreendidos em sala de aula.
Marilia Rabello, diretora comercial de uma empresa que trabalha no mercado de turismo e vivências pedagógicas, destaca que há uma conexão positiva entre aprendizado e diversão em passeios com intencionalidade pedagógica. “A vivência prática dá a oportunidade de se aplicar o que se aprende em sala de aula, além de possibilitar e entender que todas as disciplinas são inter e multidisciplinares”, diz e complementa: “a oportunidade de sair da sala de aula e poder entender que o que aprendemos é relevante e que iremos usar no nosso dia a dia é significativo e de vital importância”.
As excursões e os passeios educativos podem ser inseridos no calendário escolar ao longo do ano letivo desde a primeira infância, atentando-se para as especificidades de cada faixa etária e da demanda de desenvolvimento de cada etapa escolar. De acordo com a diretora comercial, para crianças menores são zoológico, paraíso das aves e Parque do Ibirapuera conseguem propiciar diversão e novos aprendizados.
“Entre o 4º e o 6º ano, acampamentos com opções de projetos pedagógicos são excelentes opções, pois além do aprendizado oferecem a possibilidade de convivência em grupo, jogos de cooperação que reforçam liderança, espírito de equipe, união e socialização, além do aprendizado”, indica Rabello.
Claudio Fernandes Amadio, empresário do setor, reforça que a programação dos passeios deve ser traçada pela gestão para todas as etapas de ensino, observando, principalmente, se a intencionalidade do passeio pedagógico está atrelado ao que os estudantes estão aprendendo em sala de aula. Segundo Amadio, atividades externas literárias e de incentivo à leitura, por exemplo, podem ser trabalhadas durante todo o calendário escolar, por ser uma temática interdisciplinar.
Para as gestoras e os gestores que desejam contratar empresas especializadas em passeios, Marilia Rabello e Claudio Fernandes Amadio ressaltam algumas dicas importantes. Rabello recomenda pesquisar empresas idôneas e que tenham referência no mercado de trabalho. “Se tiver indicação é melhor, e mais seguro. Desconfie do muito barato, nem sempre a entrega é a esperada”, diz. Amadio aconselha “buscar espaços e projetos exclusivos para escolas, que consigam associar tradição e inovação, com atualização constante e expertise na percepção e atendimento das necessidades dos gestores escolares”. (RP)
Saiba mais:
Claudio Fernandes Amadio – atendimento@direcionalescolas.com.br
Marilia Rabello – atendimento@direcionalescolas.com.br