Cerca de um a cada três universitários, ou 29% deles, estão descontentes com as suas instituições de ensino. A informação foi levantada pelo Quero Bolsa – maior plataforma de inclusão de jovens no ensino superior do País – e tem como base a avaliação de aproximadamente 30 mil estudantes matriculados em 1.288 universidades brasileiras. Os dados foram retirados a partir da seção de reviews do site, onde os alunos podem descrever sua opinião em itens como qualidade de ensino, corpo docente, infraestrutura, entre outros.
Para chegar ao resultado foi aplicada a metodologia Net Promoter Score (NPS), ferramenta que avalia o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de produto ou serviço, por meio da questão “O quanto você recomendaria a sua faculdade aos seus amigos”. O aluno tem a possibilidade de indicar uma nota na escala de 0 a 10, onde 0 significa “Não recomendaria de jeito nenhum” e 10 significa “Recomendaria com certeza”.
“A amostragem é um alerta para as instituições de ensino, uma vez que demonstra uma elevada presença de alunos descontentes. Se somado ao percentual de indiferentes (13%), percebemos que praticamente metade dos estudantes não promovem as universidades junto as pessoas de sua convivência”, explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.
De longe, a maior parte das queixas recai sobre a qualidade do atendimento aos alunos. Esse item foi o único que apresentou um grau de insatisfação superior aos depoimentos positivos – quase três vezes mais. Parte da responsabilidade por esse resultado é atribuída às secretarias das faculdades, que majoritariamente são citadas no campo relacionado aos fatores negativos. “Filas e demora para resolução de solicitações são os principais motivos alegados pelos estudantes”, revela Lima.
Por outro lado, o corpo docente é o grupo que mais recebe elogios, aparecendo em destaque nas análises positivas das instituições de ensino. Enquanto os professores são motivo de satisfação em 52,6% das avaliações, apenas 9,9% avaliam esse ponto de forma negativa. O segundo item melhor avaliado é a infraestrutura das instituições, com 21,9% das ocorrências positivas e 6,5% de insatisfação. A faculdade como um todo aparece de maneira balanceada com ocorrência quase igual entre promotores e detratores, o que vai ao encontro com o resultado aferido na metodologia NPS.
Referência quando o assunto é auxiliar os jovens a ingressar no ensino superior, o Quero Bolsa também trabalha para se tornar a principal plataforma em avaliação de estrutura, qualidade de ensino e atendimento das instituições de ensino do País. “As informações ajudam outras pessoas a escolherem onde irão estudar, não apenas levando em conta o valor da mensalidade e a força da marca da instituição de ensino. Sabendo da importância disso, estamos intensificando esforços para contar com a opinião de estudantes de cada uma das mais de 2 mil faculdades brasileiras”, afirma o diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.
O executivo salienta ainda que qualquer aluno matriculado no ensino superior pode entrar no site e responder o questionário no endereço: https://querobolsa.com.br/
Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) auxilia estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 70% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.200 instituições de ensino parceiras no País. A plataforma também reúne informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, o serviço conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS. Em 2017, o Quero Bolsa recebeu o título de “Equipe Campeã de Atendimento” no prêmio Época Reclame Aqui.