Eu sempre achei linda a facilidade das crianças para criar e a verdade com que vivem as suas invenções. Elas são capazes de transformar palito de fósforo em foguete; tapete em chão extraterrestre; poça d´água em oceano; mesa em cabana. Mas para nutrir essa capacidade é preciso permitir que a criança tenha liberdade e espaço para transbordar a sua imaginação, num jardim, num sofá, numa praia, num livro.
Quando as minhas filhas eram pequenas, eu costumava dobrar algumas folhas de papel, como um livro em branco, e dar a elas. Dali saíam muitos desenhos e histórias. Com o tempo, elas passaram a fazer isso no computador: escreviam, arrastavam e colavam imagens, depois imprimiam e grampeavam as páginas.
Um dia, Ana, a caçula, teve uma ideia: “Mãe, você podia fazer um site para criar livros de forma bem fácil e divertida, cheio de imagens disponíveis, ou até que a criança pudesse usar os desenhos dela mesma.”
Desde então, aquela ideia não saiu da minha cabeça. Depois de muita pesquisa e de muito trabalho, consegui colocar no ar a plataforma Crie Seu Livro.
Normalmente a internet direciona, aprisiona o nosso olhar para um único foco de maneira tão intensa, que provoca cegueira. Por que não aproveitar um recurso tão rico para, em vez de adormecer, despertar ainda mais a imaginação das crianças? Fazer com que, em vez de manipuladas, elas manipulem o computador? Essa é a proposta da Crie Seu Livro: disponibilizar um espaço repleto de possibilidades para a criança se inspirar e criar as suas próprias histórias.
A plataforma oferece uma ferramenta de texto e mais de 4000 figuras e cenários, além de permitir a inclusão de fotos e desenhos pessoais, ou de imagens de domínio público para a criança criar o seu livro. Palitos de fósforos; tapetes; poças d´água e mesas a esperam ansiosamente.
Cláudia Pessoa é mãe da Clara, da Maria e da Ana. Escritora, carioca, formada em Economia com pós-graduação em Letras. É autora dos livros Dona Saudade e Mansas Rebeldias.
ola@crieseulivro.com.br
www.crieseulivro.com.br