fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Por uma vida mais imaginativa

Eu sempre achei linda a facilidade das crianças para criar e a verdade com que vivem as suas invenções.  Elas são capazes de transformar palito de fósforo em foguete; tapete em chão extraterrestre; poça d´água em oceano; mesa em cabana.  Mas para nutrir essa capacidade é preciso permitir que a criança tenha liberdade e espaço para transbordar a sua imaginação, num jardim, num sofá, numa praia, num livro.

Quando as minhas filhas eram pequenas, eu costumava dobrar algumas folhas de papel, como um livro em branco, e dar a elas.  Dali saíam muitos desenhos e histórias.  Com o tempo, elas passaram a fazer isso no computador: escreviam, arrastavam e colavam imagens, depois imprimiam e grampeavam as páginas.

Um dia, Ana, a caçula, teve uma ideia: “Mãe, você podia fazer um site para criar livros de forma bem fácil e divertida, cheio de imagens disponíveis, ou até que a criança pudesse usar os desenhos dela mesma.”

Desde então, aquela ideia não saiu da minha cabeça.  Depois de muita pesquisa e de muito trabalho, consegui colocar no ar a plataforma Crie Seu Livro

Normalmente a internet direciona, aprisiona o nosso olhar para um único foco de maneira tão intensa, que provoca cegueira.   Por que não aproveitar um recurso tão rico para, em vez de adormecer, despertar ainda mais a imaginação das crianças?  Fazer com que, em vez de manipuladas, elas manipulem o computador? Essa é a proposta da Crie Seu Livro: disponibilizar um espaço repleto de possibilidades para a criança se inspirar e criar as suas próprias histórias. 

A plataforma oferece uma ferramenta de texto e mais de 4000 figuras e cenários, além de permitir a inclusão de fotos e desenhos pessoais, ou de imagens de domínio público para a criança criar o seu livro.  Palitos de fósforos; tapetes; poças d´água e mesas a esperam ansiosamente.

Cláudia Pessoa é mãe da Clara, da Maria e da Ana. Escritora, carioca, formada em Economia com pós-graduação em Letras. É autora dos livros Dona Saudade e Mansas Rebeldias.

[email protected]
www.crieseulivro.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!