Por Carina Gonçalves
Já dizia o ditado popular, quem não é visto não é lembrado. Há muita sabedoria nestas palavras, especialmente quando se faz necessário evidenciar uma pessoa, uma empresa ou projeto (s). Somente com a comunicação, realizada com seriedade e com profissionais especializados, é possível conquistar novos públicos e manter os clientes já existentes.
Em tempos em que a concorrência está alta, nada melhor do que promover as qualidades do objeto a ser divulgado. Não é verdade? Vamos falar de escolas, que neste momento estão em período de campanha para matrículas e rematrículas de seus alunos. Além disso, também precisam informar suas ações e projetos diários. E a comunicação é uma ferramenta imprescindível para garantir ótimos resultados.
Além do boca a boca (muito eficiente), divulgação no site e informativos direcionados via agenda, cartazes e e-mails, há diferentes maneiras de chamar a atenção do público alvo. Por exemplo, criar um planejamento de comunicação anual é importante para manter a empresa sempre em destaque. Ok, a sua escola ainda não possui e você não sabe como fazer. Calma, isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Abaixo listei cinco dicas que podem te ajudar:
1 – Tenha a mente aberta para novos desafios e projetos
Estar em posição de defesa ou mesmo se manter no estado de conservadorismo não é indicado. Vivemos, hoje, em um mundo que se movimenta constantemente, nada é igual ou se manterá por longos períodos. A inovação é a palavra chave para driblar as dificuldades e mostrar os diferenciais.
2 – Abra-se para ouvir e observar à sua volta
Além de se colocar no lugar do cliente e ou da sua equipe, tenha em mente que é fundamental ouvir e observar tudo o que ocorre ao seu redor. A concorrência, os colaboradores, clientes e a sociedade sempre nos oferecem oportunidades únicas para criar e recriar planos e projetos. Aproveite e absorva tudo o que puder para promover mudanças significativas.
3 – Comunique-se
Ninguém pode ou gosta de viver no isolamento. Então, a dica é manter seu network ativo. Nada de pensar que um encontro ou um telefonema no meio do dia pode atrapalhar a sua rotina. Às vezes, temos de perder para ganhar. Neste caso você não perde, mas ganha novas oportunidades e experiências com amigos e parceiros. Também, crie, em sua empresa, um canal de comunicação entre os colaboradores, permitindo a expansão e sugestão de novos projetos que podem ou não serem usados ou adequados à realidade da equipe.
4 – Chame a atenção do público alvo
Não adianta dominar as ferramentas de comunicação, possuir infraestrutura e excelência na prestação de serviço se você não mostrar isso para quem realmente importa: seu cliente / público alvo. Atualmente há diferentes maneiras de se comunicar com o mercado usando projetos dinâmicos que atendam o seu perfil. Identifique qual mais o agrada e experimente.
5 – Reconheça, capacite e vá adiante
Não ninguém melhor do que você para dizer sobre os diferenciais e qualidades que a sua empresa possui. Então os reconheça e repasse para o maior número de pessoas possível. Outro ponto importante é a capacitação ou reciclagem – e não estou falando de cursos pagos não. Pesquisas em livros, sites e grupos podem garantir novos conhecimentos e atuações mais assertivas. Não tenha medo de mudar. Isso é necessário para que você cresça. Criar raízes é importante, assim como para uma árvore. Mas lembre-se, ela também sofre mudanças ao longo de sua vida, cresce, tem flores e oferece seu fruto, com sementes para novas vidas.
Diante dessas dicas, espero que a partir desta leitura você encare a maneira de se comunicar como algo necessário e simples. Não temos de temer o novo e sim usá-lo ao nosso favor.