Ícone do site Revista Direcional Escolas

Samsung anuncia parceria com Escola Politécnica da USP e inaugura espaço de treinamento para desenvolvedores

Por Rafael Pinheiro

As tecnologias transformadoras e as ideias que começam a fomentar em nossa realidade com o intuito de moldar o futuro, conseguem, aos poucos, redefinir espaços, dispositivos, equipamentos e sistemas, promovendo outras vivências e melhores soluções. Assim, percebemos instituições com propósitos instigantes que envolvem a faculdade do pensar/criar novas experiências e projetos de desenvolvimento.

Na última quarta-feira, 14 de abril, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, localizada no Butantã, em São Paulo, recebeu convidados para inaugurar uma parceria especial: a Ocean USP, um centro de treinamento e capacitação tecnológica voltado à criação de projetos para potencializar o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de soluções móveis.

“Na Samsung, acreditamos que é muito importante estarmos próximos do crescente ecossistema de empreendedores e desenvolvedores de conteúdo – público habitual em importantes universidades, como a USP. Estes jovens são muito engajados na busca de recursos inovadores para solucionar temas de suas comunidades. Não por acaso, o Ocean em dois anos de funcionamento – com unidades em Manaus e São Paulo (anteriormente, situada na Avenida Faria Lima) – já capacitou cerca de 25 mil pessoas”, afirma Gabriel Farias, diretor de Inovação da Samsung América Latina.

Inauguração da parceria entre Samsung e Escola Politécnica da USP

Concebido por meio de um convênio com o programa Parceiros da Poli, o novo laboratório conta com equipamentos de ponta e está instalado em uma área de 300 m² do Departamento de Engenharia de Produção da Poli. No Ocean USP, serão desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa, e também de extensão, com cursos de difusão, com destaque a um dedicado à Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). No novo curso, os alunos poderão aprender desde o desenvolvimento do hardware de um dispositivo – como um smartphone, por exemplo – até a expansão e a múltipla conexão, que transformam os dispositivos em essenciais para a vida das pessoas.

A grade de capacitação tecnológica será bem ampla, sob o formato de cursos livres e intensivos, além de outras formações relacionadas às práticas de negócios, como planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing, empreendedorismo, entre outras, em parceria com o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

TECNOLOGIAS INOVADORAS

A junção da iniciativa acadêmica com o universo corporativo disponibilizará uma ferramenta de extrema importância para se aprofundar nas pesquisas sobre tecnologias relacionadas à indústria 4.0 – movimento que integra a manufatura com o estado da arte da tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos de forma inteligente.

Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e um dos coordenadores do laboratório Ocean USP, acredita que o novo laboratório permitirá agregar tecnologias inovadoras com os métodos de Engenharia de Produção, impulsionando, assim, pesquisas e ações práticas. “A parceria também irá fomentar o ensino de graduação e de pós-graduação a fim de preparar nossos alunos para resolver problemas complexos da sociedade e liderar as próximas inovações tecnológicas”, acrescenta.

Inauguração da parceria entre Samsung e Escola Politécnica da USP

De acordo com Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina, o intuito é que o Ocean USP seja uma plataforma para agregar competências, pessoas e projetos em parceria com outras entidades, estando sempre aberto à comunidade. “Nosso propósito é impulsionar o desenvolvimento de projetos, além das atividades de ensino e pesquisa já em andamento na USP. A Internet das Coisas tem um futuro promissor no Brasil, principalmente dentro de ambientes universitários”, ressalta.

SAMSUNG OCEAN

Espaço Ocean USP

Além da unidade Ocean USP, a Samsung também conta com uma unidade do Ocean situada em Manaus (AM) e gerida em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Considerando as atividades das unidades em Manaus e em São Paulo (anteriormente, localizada na Avenida Faria Lima), ao longo de seus aproximadamente dois anos de atividades, o Samsung Ocean já sediou cerca de 1.000 treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25 mil universitários, desenvolvedores e empreendedores. A agenda completa de treinamentos e outras informações podem ser acessadas no site (http://www.oceanbrasil.com) ou no aplicativo OCEAN disponível no Google Play.

Ao todo, o Ocean já contabiliza mais de 3.500 horas de treinamentos voltadas para interessados em desenvolver aplicativos usando os sistemas operacionais Android e Tizen, aplicáveis a diversos produtos Samsung, como smartphones, dispositivos vestíveis, Smart TVs, etc. O programa de capacitação do Ocean é baseado em 3 pilares: desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos e empreendedorismo.

Fotos: Divulgação.

Sair da versão mobile