Ícone do site Revista Direcional Escolas

Seguros: Respaldo financeiro

A atenção com a segurança, em seu sentido amplo, é um dos atributos fundamentais que buscamos em nosso cotidiano. As características atreladas à segurança, como confiança, tranquilidade, amparo e cuidado, destacam-se como elementos que devem ser observados e priorizados no ambiente escolar. Quando estreitamos o olhar e pensamos na dinâmica e no funcionamento de uma escola, especialmente na gestão financeira, agregar uma proteção extra, como os seguros educacionais, reforça o cuidado e a relação entre família e escola, beneficiando diretamente a permanência dos/as alunos/as nos colégios.

BENEFÍCIOS

Atualmente há alguns seguros disponíveis e todos eles com características específicas e objetivos diferenciados, como: auxílio no pagamento das mensalidades escolares em caso de dificuldades dos pais ou responsáveis, seguro de vida, acidentes pessoais, respaldo financeiro através de bolsas de estudo, entre outros. Marilza Abreu, empresária do setor, destaca a “proteção financeira para as mensalidades em caso de morte, perda de renda e perda de emprego do responsável financeiro do aluno, e acidentes. Os seguros pessoais para alunos e funcionários são os mais contratados”.

“O maior benefício é a redução da evasão escolar decorrente de dificuldades financeiras causadas por morte ou perda de renda e emprego nas famílias”, comenta Abreu. Nesse contexto, dar suporte às famílias nesses momentos delicados protege o futuro dos educandos e das educandas, assim como garante a gestão financeira da escola operar com mais equilíbrio. “Pois, garante a educação do aluno e as receitas futuras​. As escolas que contratam esta proteção têm melhores resultados a médio e longo prazo”, complementa.

CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO

Para os/as gestores/as que têm interesse em contratar esse serviço, a principal dica para os colégios é procurar empresas que oferecem o benefício ou corretores de seguros. “A contratação é feita pela escola proporcionando um benefício a todos, inclusive a ela própria”, destaca Abreu, “pois, somente a permanência do aluno garante as receitas futuras da escola”.

“As apólices​ ​têm vigência anual e os períodos mais adequados são de janeiro a dezembro, acompanhando o ano letivo”, explica a empresária. De acordo com a empresária, é preciso se atentar para as coberturas disponíveis e as formas de pagamento de indenização que serão disponibilizados pelos seguros educacionais. “É importante o entendimento por parte das escolas que um aluno que não renovar sua matrícula por ser inadimplente não representa a perda de apenas as mensalidades que ficaram em aberto. Uma matrícula não renovada pode significar anos de receitas não realizadas. Dito isso, as escolas devem avaliar quais coberturas, períodos identitários e formas de pagamento de indenização fazem mais sentido para ela”. “​Há seguros que quitam todas as mensalidades futuras pelo período contratado de forma antecipada e em parcela única”, completa. (RP)

 

Saiba mais:

Marilza Abreu – atendimento@direcionalescolas.com.br

Sair da versão mobile