As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terminam na próxima sexta-feira (10/6).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autarquia do Ministério da Educação e Cultura (MEC) responsável pela realização da prova, prevê quase 6 milhões de alunos inscritos. Mas, desse total, quantos estarão realmente preparados para realizar uma boa avaliação?
“Muitos alunos se esforçam para obter um bom resultado no exame, dedicando-se aos estudos com certa exaustão, até momentos antes de fazer a prova. Mas é a dedicação do aluno durante todo o Ensino Médio que vai garantir a ele um bom desempenho no Enem”, diz Mariana Milani, coordenadora da área pedagógica e digital da Editora Saraiva.
Para a especialista, é na escola que o aluno tem a grande oportunidade de aprimorar o seu aprendizado, especialmente nas disciplinas onde encontra mais dificuldade. “O aluno que consegue ter identificadas suas principais dúvidas pode resolvê-las ainda na sala de aula, com o apoio dos professores. E estes também podem contar com o auxilio de diferentes recursos, inclusive tecnológicos, na identificação dessas dúvidas”, diz Mariana.
É o caso, por exemplo, do Conecta, uma plataforma que traz milhares de questões – elaboradas por uma equipe de consultores externos e especialistas da Saraiva, que podem ser usadas na aplicação de testes com respostas de múltipla escolha, produzindo avaliações imediatas. Assim que o teste é concluído, o programa gera relatórios gráficos e qualitativos que apontam quais são as deficiências da classe, no geral, e de cada aluno.
“Com esse relatório, ele identifica o que precisa ser reforçado em cada caso. Trata-se de uma ferramenta inédita que ajuda o professor na sua estratégia de ensino individualizado, personalizando a atuação e facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos”, conclui a coordenadora pedagógica e digital da Editora Saraiva.
Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada