Por Rafael Pinheiro
A rotina diária de uma instituição de ensino é baseada na comunicação. E essa comunicação, que transcende a sala de aula, instaura seu olhar em todos os mecanismos de uma organização, gerando um vínculo permanente harmonioso que projeta sensações únicas.
Carregamos, de maneira geral, um apelo visual gigantesco. Assim, toda e qualquer identidade visual que remonte em nossa memória de forma positiva, será um momento agradável. A transmissão de informação através de imagens e signos acarretam valores, significados, memória afetiva e divulgação de marcas.
Pensando, estritamente, em vínculos duradouros positivos entre familiares e vivência escolar, destacamos como estratégia a utilização de brindes: “Mais do que um brinde, é necessário que a escola pense um objeto que reflita o seu significado, sua imagem ou a mensagem que quer compartilhar. Um brinde tem papel importante porque prolonga o recall da marca para além de um evento ou ocasião. Ele tem a responsabilidade de ser ‘um pedacinho do DNA da marca’, um construtor de valor em sua relação com os diferentes públicos”, destaca Erika Pessoa, relações públicas e sócia-diretora de uma agência de conteúdo.
De acordo com a especialista, as escolas que zelam por sua história e sua marca têm, no marketing promocional realizado através dos brindes, um dos maiores aliados na conquista e manutenção das melhores relações com clientes, parceiros e colaboradores. “Datas comemorativas como Dia do Estudante, Dia dos Professores, Aniversário da Escola são boas oportunidades. Há ainda datas que representam conquistas ou, ainda, como um agente motivador em ações que a escola pretende envolver. Associar brindes com datas importantes das empresas torna a marca mais conhecida, aumenta a lealdade do cliente e fomenta leads e vendas”.
Para o gestor que deseja incluir em seu planejamento a utilização de brindes, Erika aponta três dicas primorosas através da fórmula: Propósito & Conteúdo + Conceito + Utilidade = Objeto que impacta e gera memória. Segundo a especialista, é necessário definir, primeiramente, a ideia da utilização do brinde, qual o momento que você vai marcar? O que quer passar neste momento? Quais são seus valores? Qual a reação/sentimento quer colher com esta ação?
O segundo passo é utilizar a criatividade para tangibilizar os diferenciais competitivos dos serviços das escolas e de como a marca pode ser posicionada. O que simboliza seu propósito e conteúdo? Qual a simbologia do que você quer falar? Neste contexto, brindes personalizados funcionam bem, já que são a marca da escola impressa nos objetos presenteados. E, por fim, pensar em sua utilidade. “Neste quesito, durabilidade é relevante. Qualidade também. Sugerir algo que acompanhe no dia a dia ou que ofereça um momento novo na vida do consumidor, é desejável”, finaliza. (RP)
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Erika Pessoa – relacionamento@pessoacomunicacao.com.br