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Fazer parte do time que pratica a inclusão social é uma obrigação

Claudia Mota

Muitos gestores de escolas se preocupam em ter um projeto pedagógico bem elaborado, espaços bonitos e uma equipe bem preparada. Isso é ótimo e necessário, mas uma pergunta importante não deve ser esquecida:  “A sua escola é feita para todos? “. A discussão da acessibilidade nas escolas é fundamental.

Em setembro de 2015 a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lançou uma nova versão da NBR 9050 que dita as regras referentes à acessibilidade em projetos de arquitetura. Esta nova norma entrou em vigor em outubro do ano passado, mas a grande maioria das escolas ainda desconhece a sua importância e seus espaços não são adequados para o atendimento de alunos com os mais diversos tipos de limitação.

De acordo com a norma a definição de acessibilidade é:

“possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”

Partindo disto podemos concluir que é necessário preparar mais do que uma rampa de acesso na entrada do imóvel para atender a todas as pessoas. A acessibilidade nas escolas na verdade é o conjunto de condições que possibilita que qualquer pessoa usufrua da melhor forma possível do seu ambiente de ensino.

A acessibilidade nas escolas está diretamente ligada à inclusão.

E por onde você pode começar a repensar os espaços da sua instituição? Fizemos uma pequena lista que pode auxiliá-lo:

Permitir o acesso de qualquer pessoa à sua instituição de ensino é fundamental.

 Dimensões mínimas para um sanitário acessível.

Exemplos de piso tátil de alerta e direcional em borracha

A acessibilidade nas escolas é um assunto extenso, cercado de questionamentos por parte dos administradores dos espaços de educação e que muitas vezes implica em obras de vulto nas escolas. Atender a todos de forma correta e com conforto é fundamental quando se pensa numa instituição de ensino séria e que respeita seus alunos, funcionários e visitantes.

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