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A importância de valorizar e incentivar as habilidades socioemocionais

Matéria publicada na edição 122 | Outubro /2016

Muitos são os desafios dos educadores e profissionais comprometidos com a evolução humana. Um deles, talvez o mais importante em todo o processo educacional, é o desenvolvimento humano, que está diretamente relacionado às habilidades sociais e emoções. O relatório Global Survey of Teacher Effectiveness (Pesquisa Global de Eficácia do Professor), elaborado pelo grupo editorial britânico Pearson, reforça o quanto essas questões são valorizadas por alunos. A pesquisa revelou que as competências socioemocionais de professores contam mais que o domínio de conteúdos ou as habilidades de ensino. No Brasil, os estudantes que responderam a pesquisa indicaram a paciência como a principal qualidade de um bom professor (13%), seguido de bom relacionamento (12,8%) e profissionalismo (11,4%).

Muitos sistemas de educação oferecem uma vasta preparação ao aluno para que ele tenha conhecimentos técnicos e gerais sobre as diversas matérias estudadas, tire sempre notas boas e passe no vestibular. No entanto, poucos se preocupam ou efetivamente realizam ações em prol do desenvolvimento humano dos educandos. A consequência disso é a formação de muitas pessoas inseguras, com pouco poder de empatia, perdidas em seus projetos pessoais, com baixa autoestima e, muitas vezes, individualistas, egoístas, infelizes e incapazes de serem donas do seu próprio destino.

Por isso, é tão importante compreender que a nossa educação necessita de professores munidos de competências técnicas e socioemocionais, assim como os gestores, que precisam avaliar e investir no desenvolvimento dessas habilidades. Afinal, o conhecimento prático depende da flexibilidade e da reconversão constante e, para isso, são necessários atributos como autonomia, responsabilidade, capacidade de comunicação e polivalência, que favorecem a resolução de problemas tão importantes para o exercício pleno da cidadania.

Todas essas qualidades são encontradas nas competências socioemocionais, que estão divididas em quatro grupos: pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. No primeiro, encontramos aquelas referentes a nós mesmos, como autoestima, autoconfiança, inteligência emocional, autoeficácia, responsabilidade, autoliderança, entre outras. As sociais estão ligadas ao nosso relacionamento com o outro e com o mundo. Entre elas, podemos citar a comunicação, colaboração, valorização do ser humano, trabalho em equipe e respeito à diversidade.

As competências cognitivas estão relacionadas à capacidade mental, como agilidade de pensamento, reflexão, raciocínio, pensamento crítico, resolução de problemas e pensamentos abstratos. Já as produtivas, são as que nos permitem criar possibilidades: criatividade, proatividade, determinação, poder de inovação e iniciativa, são alguns exemplos.

Desenvolver as habilidades sociais e emocionais dos educadores e dos alunos é fundamental para fortalecer a autoconsciência, consciência social e promover a transformação de crenças limitantes. Dessa forma, é possível tornar o papel das emoções um fator determinante nos relacionamentos inter e intrapessoais e no aprendizado de forma geral.

Fazendo uma gestão escolar mais participativa, capaz de ir além do ensino técnico e geral, e ensinando e valorizando as competências socioemocionais, será possível desenvolver indivíduos mais completos, íntegros e, de fato, prontos para fazerem a diferença no mundo. É essa qualidade na educação que irá refletir na sociedade que desejamos para os nossos filhos, netos e todas as outras futuras gerações.

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação. Mestre em neuropsicologia, Eduardo é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros como “Transforme seus Sonhos em Vida”, sua publicação mais recente.  www.edushin.com.br.

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