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Mais de 100 mil paulistas fizeram intercâmbio em 2015

e acordo com os dados da Pesquisa Selo Belta 2016, encomendada pela Belta (Associação das Agências de Intercâmbio) em 2015 o mercado de intercâmbio enviou 220 mil brasileiros para estudar no exterior. Desse número quase metade saiu de São Paulo (sendo 29,6% da capital).

Segundo a Belta, até dezembro de 2016 havia 127 Agências Selo Belta em São Paulo, o que corresponde a 30% do total de Agências Selo Belta no Brasil e explica o percentual elevado. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado nacional de educação internacional.

Na segunda e terceira colocação estão Rio de Janeiro, com 26 agências de intercâmbio Selo Belta, e Minas Gerais, com 24 empresas. Aproximadamente 16,3% dos brasileiros que realizam intercâmbio em 2016 eram do Rio, e 10,3% de Minas.

Perfil do intercambista brasileiro

De acordo com a Pesquisa Selo Belta, a faixa-etária que mais realiza intercâmbio é dos 18 aos 30 anos.

Aproximadamente 49% desses estudantes têm como fonte para a viagem o investimento feito em poupança, e em segundo lugar, com 40,6%, a família.

No ranking dos dez destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros estão: Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Reino Unido, Nova Zelândia, Malta, África do Sul, França e Espanha.

Os dados mostram também que os cursos de idioma são os principais produtos comercializados pelas agências de intercâmbio. Os programas de ensino médio (high school), curso de férias para jovens e de idioma com trabalho temporário completam as lista dos quatro.

Já quando o assunto é planejamento, dos tipos de intercâmbio que os futuros intercambistas disseram desejar fazer os seis primeiros estão relacionados à carreira, são eles: curso de idioma com trabalho temporário, curso de idioma, pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), pós-graduação (MBA ou Master), graduação e curso profissionalizante.

Sobre a Belta

Criada há 24 anos, a Belta – Associação Brasileira Especializada em Educação Internacional – tem como objetivo ampliar o mercado de educação internacional no país. A Belta investiu na promoção do segmento e na qualidade e confiabilidade dos programas internacionais oferecidos por suas associadas. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional, e a Belta reúne 17 associadas internacionais, que são universidades, instituições de ensino médio, redes de escolas internacionais e prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior.

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