As inscrições para as palestras do Prosa – Centro de Estudos do Colégio Santo Américo – do primeiro semestre de 2015 já estão abertas. A programação, desenvolvida para os educadores, segue focada nas estratégias para o aprendizado das crianças, seja no âmbito científico, literário e até mesmo na motivação necessária para que possam chegar a bons níveis de compreensão.
As palestras começam no dia 10 de março com José Moran, docente da Universidade de São Paulo – USP e profissional com especialização na área de Novas Tecnologias, com o tema “Como motivar nossos alunos para que aprendam de verdade”.
Dentre os palestrantes encontra-se a argentina Patrícia Sadovsky, professora de Matemática e doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Buenos Aires, que irá ministrar o último evento no dia 8 de junho. Com o tema “Das estratégias das crianças aos conhecimentos escolares: que percursos são possíveis?”, a palestra irá estabelecer pontes entre as estratégias infantis e as formas convencionais de abordar problemas e cálculos.
Haverá ainda um Grupo de Estudos composto pelas professoras do Santo Américo, Liamara Montagner Salamani e Carolina Kondratiuk, com o objetivo de abrir discussões acerca do tema “A aquisição da linguagem escrita inserida em uma educação infantil que valoriza o brincar”. Os encontros acontecerão às terças e quintas-feiras, de março a junho.
As inscrições para as palestras e para o Grupo de Estudos podem ser feitas pelo site www.csasp.g12.br/prosa. Há preços especiais para grupos de profissionais de uma mesma escola e professores das redes municipal e estadual.
O Colégio Santo Américo está localizado na rua Santo Américo, 275 – Morumbi. O estacionamento é gratuito – em frente à portaria principal 2, no bolsão 3. Mais informações pelos telefones (11) 4084-1812 ou pelo e-mail prosa@csasp.g12.br.
Confira a programação:
Palestras
Como motivar nossos alunos para que aprendam de verdade
São muitas as transformações culturais que estão acontecendo e que trazem enormes desafios para motivar os alunos a aprender. Escolas inovadoras oferecem algumas pistas do que consideram mais importante: que cada aluno desenvolva seu projeto de vida, aprenda no seu próprio ritmo e participe ativamente de atividades significativas em grupo; que haja um equilíbrio entre o conhecimento intelectual, as competências socioemocionais e os valores humanos fundamentais, com modelos de ensino cada vez mais flexíveis, ativos e híbridos, integrando espaços presenciais e digitais.
Palestrante: José Moran
Datas: 10 de março (terça-feira), das 19h30 às 21h30
Valor: R$ 70,00
Ciência, escola e sociedade: aprendendo, ensinando e vivendo a tecnociência
Nessa palestra, serão abordadas maneiras pelas quais a ciência e a tecnologia trazem impactos à sociedade e a consequente alteração das expectativas das famílias em relação ao ensino de ciências que a escola deve proporcionar. Será defendida a tese de que implementar mudanças no ensino implica compreender essas demandas, problematizando a visão social mais ampla sobre o conhecimento científico. Para tanto, serão apresentados conceitos provenientes da sociologia da ciência, que busca relacionar ciência, tecnologia e sociedade de maneira a entender influências recíprocas pelas quais a coletividade recebe, polemiza e eventualmente incorpora transformações tecnológicas.
Palestrante: Nelio Bizzo
Datas: 07 de abril (terça-feira), das 19h30 às 21h30
Valor: R$ 70,00
Panorama do livro infantil e juvenil contemporâneo e desafios da formação de leitores
O objetivo dessa palestra é demarcar as principais características da literatura infantil e juvenil atual, propiciando a reflexão sobre alguns dos problemas-chave que o mediador enfrenta: selecionar as obras, posicionar-se frente à avalanche de produtos que o mercado disponibiliza diariamente, delinear o perfil dos futuros leitores, enfrentar a concorrência nem sempre leal das novas tecnologias, entre outros.
Palestrante: Dolores Prades
Datas: 28 de abril (terça-feira), das 19h30 às 21h30
Valor: R$ 70,00
Das estratégias das crianças aos conhecimentos escolares: que percursos são possíveis?
Um grupo significativo de docentes dos primeiros anos escolares reconhece a importância e a necessidade de estimular as crianças a produzirem estratégias pessoais para resolver problemas aritméticos e cálculos. No entanto, à medida que esses procedimentos são desenvolvidos e postos em prática, frequentemente torna-se difícil para os professores retomá-los, fazê-los avançar e construir uma verdadeira articulação com aquilo que desejam ensinar. A palestra discutirá essa ideia e analisará exemplos em que, por meio da troca com colegas, os docentes conseguem ampliar suas possibilidades de interpretação de estratégias das crianças e também promover reflexões, em sala de aula, que estabeleçam pontes entre as produções infantis e as formas mais convencionais de abordar problemas e cálculos.
Palestrante: Patrícia Sadovsky
Datas: 8 de junho (segunda-feira), das 19h30 às 21h30
Valor: R$ 70,00
Grupo de Estudo
A aquisição da linguagem escrita inserida em uma educação infantil que valoriza o brincar
A compreensão do modo pelo qual as crianças constroem conhecimentos sobre o sistema de escrita é requisito indispensável ao educador que atua no segmento infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Soma-se a essa demanda o desafio de transpor tais referenciais teóricos a um contexto escolar de valorização da cultura lúdica.
Ao longo do semestre, será possível estudar as contribuições oriundas das investigações sobre a psicogênese da escrita na criança, interpretar as hipóteses que os aprendizes formulam, analisar situações de sala de aula, refletindo sobre propostas e intervenções didáticas à luz desse referencial teórico.
Estruturantes: Carolina Kondratiuk e Liamara Montagner Salamani
Datas: 17 e 31 de março (terças-feiras)
9 e 23 de abril (quintas-feiras)
14 e 28 de maio (quintas-feiras)
11 e 25 de junho (quintas-feiras)
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Auditório da Educação Infantil
Valor: R$ 4000,00 (parceláveis em 4 vezes)
Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)
Fundado em 1951 e mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o Colégio Santo Américo prioriza, de um lado, a transmissão de valores religiosos e humanistas, visando à formação integral do aluno, e, de outro, a excelência acadêmica para preparar o estudante a prosseguir seus estudos nas melhores faculdades.
A escola destaca também em seu projeto educacional os esportes, as artes – em particular a música – e a tecnologia, além do período integral, que contribui para a formação global do aluno.
O Colégio Santo Américo conta atualmente com 1.868 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul.